Saiba como calcular a comissão dos profissionais

comissão

No setor de serviços, pagar comissões por vendas ou contratações é uma maneira inteligente de estimular os profissionais a produzir melhor. Mas muitos empreendedores consideram o cálculo do comissionamento confuso, e por esse motivo acabam abrindo mão desse interessante recurso.

Mas você não precisa abdicar dessa ideia, já que calcular corretamente a comissão dos profissionais pode ser mais simples do que se imagina, e tudo com recursos básicos aí mesmo no seu computador. Saiba agora como é possível obter os valores precisos de forma rápida e simples.

Faça planilhas

Usando o Excel, o empreendedor pode estruturar seu sistema de comissionamento, separando por colunas as informações básicas para o cálculo. A quantidade de colunas pode variar de acordo com as especificações do seu salão, como serviços promocionais oferecidos, bonificações extras e etc. A seguir, um exemplo básico de como iniciar o seu planejamento de cálculo de comissões:

  1. O nome do vendedor
  2. Produto vendido
  3. Preço do produto vendido
  4. Quantidade de vendas do produto.
  5. Porcentagem da comissão.
  6. Cálculo de comissões.

Cada um desses itens deve identificar uma coluna. Ao lado de cada um dos títulos, seguirão as informações específicas para o cálculo.

Pode parecer complicado, mas não se preocupe, na plataforma Excel, fica fácil realizar essas operações, usando a nomeação das colunas da grade, como base.

Para obter o resultado final, deve-se multiplicar o valor da venda pelo valor de comissão.  O próprio Excel poderá reproduzir a fórmula para as outras colunas com a identificação de cada vendedor, bastando para isso um duplo clique no limite inferior da célula.

Como explorar o cálculo de comissão para alavancar suas vendas

O comissionamento deve ser pensado para estimular o interesse dos seus profissionais, mas mais do que isso, através dos cálculos de comissão, é possível gerar uma competitividade saudável, que estimule o crescimento da produtividade nos setores de vendas.

O gestor pode, por exemplo, estipular porcentagens diferentes de comissão para cada faixa de produtividade, como no exemplo a seguir:

  • 1º Faixa de comissão: 2% Para vendedores que realizarem de 10 até 25 vendas/mês
  • 2º Faixa de comissão: 5%Para vendedores que realizarem entre 25 e 40 vendas/mês.
  • 3º Faixa de comissão: 10% Para vendedores que realizarem acima de 40 vendas/mês.

Estes números são somente exemplos que podem variar de acordo com a demanda do salão. O gestor pode se sentir livre, inclusive, para premiar de acordo com a venda de itens promocionais, fidelização de clientes ou outro projeto que tenha interesse em implantar.

Importante

Para evitar complicações nos cálculos de comissionamento dos seus profissionais, identifique bem os vendedores na sua planilha e nunca deixe de anotar a procedência das vendas no momento em que elas acontecem. Saber com certeza quem vendeu o que, e quando, é essencial para que o programa de comissionamento da sua empresa funcione bem. Por isso os dados precisam ser fiéis e atualizados constantemente.

Também pode ser interessante procurar o auxílio de softwares que colaborem com um registro claro dos números da sua empresa. Proporcionando maior facilidade e dinamismo na visualização de gráficos.

Para saber mais sobre essas plataformas, cadastre-se no nosso site e conheça todas as facilidades do sistema Graces, que pode ajudar você nessa tarefa, além de receber dicas úteis e novidades sobre tecnologia e gestão de negócios.

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