Como vender combos no salão de beleza

Como vender combos no salão de beleza

Para vender combos no salão, é fundamental que você conheça mais sobre a técnica de vendas chamada venda cruzada.

Trata-se de uma estratégia por parte do vendedor que é feita para garantir que um cliente existente compre um produto ou serviço adicional com o intuito de aumentar a receita do salão.

Em outras palavras, você não precisa se preocupar em trabalhar para conquistar novos clientes, mas aumenta seu lucro com quem já é consumidor dos seus serviços.

Apesar disso, a venda cruzada envolve um elemento de risco: perturbar o relacionamento com clientes existentes.

Sendo assim, é fundamental garantir que o serviço ou produto adicional seja vendido da forma correta ao vender combos no salão:

Vantagens

Como dito acima, esta estratégia tem por principal objetivo aumentar a receita do seu salão.

Mas, há outra grande vantagem: ganho de longo prazo.

Com a técnica, ocorre o aumento na fidelidade do cliente, tendo por resultado as compras repetidas.

Esses fatores podem contribuir para melhores perspectivas de longo prazo quando se trata de geração de receita e melhores números de vendas.

Outro ponto positivo em vender combos no salão através da venda cruzada seria a criação de uma solução de compras completa.

Basicamente, você oferece diferentes opções de produtos e serviços, juntamente com recomendações, permitindo que os consumidores explorem categorias mais novas das quais talvez nunca tenha ouvido falar.

Enfim, quando usada da forma correta, a estratégia deixa evidente que os seus funcionários não querem simplesmente que o cliente compre para que a comissão seja boa.

Muito pelo contrário, é possível transparecer o interesse da sua equipe na experiência de compra da clientela, algo que ajuda a enviar uma mensagem que seu salão trabalha para atender as necessidades das pessoas.

Cuidado com o valor para vender combos no salão

Quando falamos sobre combos de serviços vendidos por meio da venda cruzada, é essencial ser razoável.

Por exemplo, se uma pessoa gasta R$120 em um tratamento facial, o seu colaborador pode apresentar a ela um produto de R$40.

Mas, não faz sentido oferecer um tratamento facial de R$120 para alguém que comprou um produto de R$40.

Ou seja, você deve seguir a regra padrão ao vender combos no salão:

O item sugerido não deve exceder o preço do item original.

Para garantir que isso seja seguido corretamente, você pode criar uma porcentagem ou valor adequado para que a sua equipe não extrapole fazendo uma sugestão inadequada.

Aqui, também vale falar sobre os descontos.

Pense no combo pé e mão.

Suponhamos que os serviços custam R$25 cada, mas você decide criar um combo em que os dois ficam por R$39,99.

Quando o cliente dá de cara com um combo com preço especial, ele acaba sendo incentivado a já fazer os dois serviços.

Além disso, ao trabalhar com descontos, lembre-se sempre de oferecer algo que de fato seja vantajoso ao cliente.

Opções de pagamento flexíveis para vender combos no salão

Há donos de salão que sabem fazer os melhores combos, mas há dificuldades para vender devido às opções limitadas de pagamento.

Imagine um salão que aceita somente pagamento no débito, pix ou dinheiro porque não quer esperar 30 dias para ter acesso ao valor que foi pago com cartão de crédito.

Ou seja, o cliente não pode usar seu limite de crédito, muito menos parcelar para pagar pelos serviços e produtos.

Esse é um erro grave. Embora seja fundamental que você tenha o valor das vendas em mãos para pagar fornecedores e manter o salão funcionando, há outras formas de fazer isso.

Por exemplo, hoje há instituições que oferecem maquininhas que permitem o pagamento no crédito parcelado, mas o dono do negócio recebe o valor no mesmo dia.

Certamente, é preciso pagar uma taxa pelo serviço, porém sabendo escolher corretamente, essa pode ser uma excelente alternativa para vender combos no salão.

Sendo assim, tente entender quais as principais opções de pagamento oferecidas atualmente como cartão, transferência, e até mesmo pagamentos recorrentes, a fim de aplicar em seu salão.

Oferecer aos consumidores esse tipo de flexibilidade pode aumentar os gastos do consumidor.

Estudo do mercado

Certo, mas você pode se perguntar: com quais tipos de combos posso trabalhar em meu salão ou como definir a tabela de preços?

As duas perguntas podem ser respondidas de forma simples: estudando o mercado da beleza, principalmente o mercado local e seus concorrentes.

Para vender combos no salão, pense como os salões do seu bairro trabalham com a estratégia, quais são as opções de maior sucesso, há produtos específicos que são usados no atendimento?

Tudo isso você deve analisar ao estudar o mercado.

Note que isso não serve para que você copie os concorrentes e milagrosamente aumente seu faturamento.

Basicamente, é uma forma de você conhecer os combos mais comuns como corte com hidratação, corte + hidratação + escova, escova com chapinha, pé e mão + escova.

A partir daí, você entende como fará para diferenciar os serviços oferecidos em seu salão para garantir que os clientes fechem negócio com você.

Vender combos no salão em dias específicos

Certamente, você conta com a possibilidade de trabalhar com combos que funcionem todos os dias ou definir datas específicas para que sejam válidos.

Fazer isso em dias certos é uma estratégia interessante para que você consiga trazer movimento naqueles dias que costumam ser mais parados.

Então pense direitinho o que pode ser mais interessante para você.

E claro, você pode trabalhar com os dois tipos de combos, sendo os primeiros fixos e os demais para datas específicas.

Por exemplo, um combo fixo pode ser o de pé e mão + sobrancelha já que as pessoas buscam por esses serviços todos os dias.

Mas, vender combos no salão como o de maquiagem + penteado, pode ser uma estratégia interessante para datas como o halloween.

Conclusão

Enfim, para trabalhar com a estratégia, lembre-se sempre de trabalhar para criar um ambiente agradável a fim de que o cliente se sinta à vontade em dizer o que acha sobre os combos e o atendimento oferecido no geral.

A partir de opiniões negativas ou positivas, você será capaz de melhorar ainda mais os serviços e produtos oferecidos.

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