Atendimento na Recepção – a recepcionista somente recepcionando o cliente

potencialize o atendimento na recepção com a Graces

O atendimento na recepção te parece estranho? Em áreas como saúde ou mesmo gastronomia, essa é uma prática comum, sendo inclusive o cartão de visitas para quem vai pela primeira vez ao local. Já nos salões de beleza, essa prática varia muito de salão para salão, sendo mais frequente apenas em grandes centros.

Independente do tamanho, é provável que, em um dado momento, você precise investir em ambos os aspectos enquanto gestor do salão. Na verdade, para muitos clientes, a ideia do recepcionista não ser um atendente nem parece dissociada! Pensando nisso, temos algumas dicas que podem ajudá-lo a trabalhar essa parte da melhor maneira.

Como o atendimento na recepção pode potencializar o seu salão?

Em um primeiro momento, as funções parecem acumuladas. Afinal, um mesmo profissional precisa agendar as visitas das clientes, receber os clientes que já estão na loja, se responsabilizar pelo caixa… Tarefas que, quando pensadas ao mesmo tempo, não devem em nada aos horários de maior atividade no comércio.

Contudo, a organização, e especialmente a priorização de atividades, podem facilitar a vida dos recepcionistas, ao mesmo tempo que atribuem mais qualidade aos trabalhos. Vamos para alguns exemplos.

Foque sempre no atendimento!

O cliente é a prioridade de qualquer recepcionista. Sem isso, não há sentido manter um profissional do tipo se ele não pode atender a base de sucesso do negócio. Ao treinar profissionais para a tarefa, coloque sempre como prioridade em suas atividades, salvo casos de urgência em que a ação é outra.

Se for o caso, sempre tenha alguém na sua equipe que possa realizar o atendimento quando o recepcionista não puder. Assim, os clientes não ficarão desamparados, e é possível realizar as demais tarefas da função com mais eficiência.

Otimize procedimentos online

O atendimento online, seja para marcar horários ou saber dos serviços do salão, pode ser otimizado com mais eficiência por meio de softwares. A novidade é atrativa tanto para os donos do salão, que economizam em tempo e recursos para outros serviços importantes no local, mas para os clientes também, que não precisam se pendurar no telefone.

Além de facilitar a marcação de visitas ao salão, os softwares de gestão também garantem mais flexibilidade para os recepcionistas. Ao filtrar todos os horários e serviços disponíveis, o atendimento via telefone pode ser mais direto ao ponto, o que abre espaço para os recepcionistas conseguirem soluções mais rápidas.
Se possível, tenha um atendimento mais personalizado

Não há nada mais caloroso para um cliente hoje do que ser atendido com exatamente toda a cobertura que precisa. Na prática, isso significa estar sempre atento com as características de cada cliente, inclusive para encaixar mais precisamente suas necessidades dentro do salão.

Por exemplo: se você tem clientes que vão apenas aos fins de semana, de manhã, verifique se não há possibilidade de separar horários específicos para eles, como um “mimo” de quem há tanto escolhe o salão para cuidar bem da beleza. Se você tem clientes que optam por produtos específicos, convém oferecer um desconto de tempos em tempos.

Para conhecer melhor seus clientes, o atendimento na recepção é fundamental para seu salão de beleza. E para fazer desse ponto o mais adequado, conte com recursos técnicos que tornam sua vida mais fácil. Conte com a Graces para essa eficiência, conferindo todos os recursos oferecidos por nosso software de gestão para salões. Até a próxima!

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