5 dicas para fazer o inventário do salão de beleza

inventário

Uma das maiores dúvidas para um gestor de salão de beleza é saber a forma correta de administrar o seu estoque de produtos. A comercialização e a manutenção do estoque para utilização no tratamento de clientes, podem representar uma parte fundamental de seus custos e também gerar lucros, razão pela qual faz-se necessário sempre dispor de todos os itens procurados pelos clientes em estoque.

Para conseguir administrar o inventário do salão de beleza, é importante dispor de tempo e dedicação.
O primeiro passo é ter controle sobre tudo o que entra e sai, e estar sempre ciente da quantidade disponível para que não corra o risco de perder vendas ou atendimentos por falta de produto. É importante também contar com algumas normas e ser bem rígido nesse procedimento, principalmente com relatórios, pedidos e controle de produtos de consumo interno.

Para conhecer o processo e ajudar a não se esquecer de nada, listamos 5 dicas de como fazer o inventário do seu salão de beleza. Conheça:

  1. Reduzir a quantidade de estoques.

Um grande acúmulo de produtos é sinônimo de dinheiro parado, algo nada rentável para qualquer negócio. Como gestor de um negócio, você não pode correr o risco de ter estoque de produtos com os quais você já não se trabalha mais.

  1. Uma boa visão das necessidades.

O grande objetivo é trabalhar com um estoque equilibrado e para isso deve-se ter uma boa previsão do fluxo de produtos. Não se pode cogitar a ideia de perder uma venda ou não realizar um tratamento corretamente devido à falta de produtos.

  1. Bons fornecedores.

É importante sempre dispor de parcerias de qualidade isso traz tranquilidade na compra e bons preços. Crie uma conexão profissional e de confiança, no qual ambos cumpram com o seu papel; você por um lado realiza os pedidos e cumpre com os pagamentos em dia e o fornecedor se compromete a oferecer tendências e novidades em produtos, negociar melhores valores e realizar a entrega no prazo combinado.

  1. Política de marcas.

Utilize marcas de produtos que se encaixam no perfil e na estratégia do seu salão. A qualidade do produto tem uma afinidade muito estreita na definição da tabela de preços. Pense bem no que está oferecendo, no quanto está cobrando pelo serviço e qual é o tipo de produto que se adapta a sua necessidade.

  1. Revisão periódica de inventário.

Determine os seus prazos em função das suas necessidades e características. Lembre-se, defina as suas rotinas de revisão e realize o pedido antes de esgotar os produtos. É importante também definir a sua lista de necessidades previamente através do seu software de gestão.

Utilize a tecnologia a seu favor. Um sistema de controle de estoque pode te ajudar a gerenciar os seus gastos e avisar quando um produto estiver se esgotando.

Através de nossas dicas, transforme e otimize o seu salão. Não deixe para depois e comece a controlar o seu inventário. Acesse aqui e conheça o mais completo software de gestão para Salão de Beleza.

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.