5 melhores estratégias para aumentar o lucro do seu salão

Lucro do salão - 5 melhores estratégias para aumentar

Como aumentar o lucro do salão de beleza?

Certamente, o primeiro passo é entender o que seria o lucro.

Por isso, lucro é um indicador que mostra se os esforços que estão sendo empregados estão trazendo recompensas para o seu salão.

Em outras palavras, ao verificar o lucro, você entende se o faturamento é capaz de arcar com os gastos e ao mesmo tempo gerar recursos suficientes para financiar o desenvolvimento do seu negócio.

Sendo assim, o lucro é responsável por garantir investimentos para melhorar a gestão de processos, conhecimentos e tecnologias.

Como resultado, um salão sem lucro não prospera ou em um cenário pior, corre o risco de sucumbir.

Qual a diferença entre faturamento e lucro?

Para entender mais sobre o lucro do salão, saiba que o faturamento representa a receita originada com as vendas.

Nesse sentido, lembre-se de que ao vender um produto ou serviço, seja à vista ou a prazo, é preciso emitir a fatura.

Assim, o faturamento pode ser definido como o conjunto de faturas de determinado período.

Apesar disso, fique atento porque se o seu salão faturou R $10 mil no mês de novembro, isso não significa que todo o valor entrou no caixa, pois é possível que tenha vendas a prazo.

Bem como, devemos mencionar que o faturamento serve para definir o regime tributário, além do porte do seu negócio.

Por outro lado, o lucro do salão é o resultado positivo depois que é feita a subtração de gastos e despesas do faturamento.

Os gastos geralmente estão relacionados ao que foi necessário para a produção como matéria prima.

Já as despesas, são as contas de consumo e até mesmo o valor do aluguel.

O ideal é que o valor do lucro seja positivo porque, caso contrário, indica que seu salão teve prejuízo.

Logo, não tem os recursos necessários para se desenvolver.

Margem de lucro

A margem representa a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro do salão.

Vamos supor que você venda um produto em seu salão por R $200 e o gasto para produção é de R $50.

Além da matéria prima, o gasto pode representar quanto foi aplicado para fazer a entrega do produto, por exemplo.

Por outro lado, as despesas (contas e aluguel) foram de R $50.

Nesse sentido, para calcular a margem, você precisa usar a seguinte fórmula:

ML = {[V – (G + D)] /V]} x 100

ML representa a margem de lucro do salão, G é igual os gastos, D de despesas e V de valor do produto ou serviço.

Substituindo as letras pelos números, temos o seguinte cálculo:

ML = {[200 – (50 + 50)] / 200]} x 100

ML = [200 – (100)] / 200] x 100

ML = (100 / 200) x 100

ML = 0,5 x 100

ML = 50%

Ou seja, a margem de lucro do produto neste caso é de 50%.

Mas, porque a margem é tão relevante?

Bom, vamos a outro exemplo em que você fez uma campanha de Natal que os gastos e despesas somaram R $900, mas o faturamento foi de R $1000.

Ao observar somente o lucro de R $100 talvez você pense que tenha valido a pena.

Contudo, quando você analisa como a campanha envolveu grandes esforços e rendeu a margem de lucro de apenas 10%, é possível notar o problema.

Isso significa que o lucro de forma isolada, não é capaz de definir a lucratividade do seu salão de beleza.

Daí nasce a grande importância em medir a margem de lucro para entender se vale a pena fazer determinada campanha ou vender certo produto.

Aumentar margem de lucro do salão de beleza

Diversas são as estratégias, sendo que a seguir iremos mencionar as principais:

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é representado pela quantidade mínima de vendas que seu salão precisa fazer para que a receita seja igual aos gastos e despesas.

A partir do ponto de equilíbrio, o seu negócio passa a de fato ser lucrativo.

Portanto, busque entender quanto você gasta para a produção dos seus produtos e serviços, seja com fornecedores, contas, aluguel, pagamento de funcionários, dentre outros aspectos.

Há um grande problema quando mês a mês, as contas do seu negócio não fecham porque isso simplesmente impede o crescimento.

Por isso, saiba exatamente o que precisa ser pago e desenvolva estratégias para primeiramente obter este valor.

Aumentar o lucro do salão com a redução de custos

Embora seja difícil de reconhecer, às vezes insistimos em algo que não é lucrativo.

Vamos voltar ao último exemplo que mencionamos acima em que a margem de lucro foi de apenas 10%.

Se você insistir em investir neste tipo de campanha, está tendo gastos não estratégicos e que não trazem um bom retorno.

Por isso, uma das principais técnicas para reduzir custos seria eliminar todas as estratégias que não são rentáveis.

E é claro, também vale trabalhar com a economia de um shampoo, cuidado com o gasto de água ou até mesmo considerar a mudança de espaço para conferir um aluguel mais barato e reduzir os custos.

Atendimento de qualidade

A demora é um ponto crítico e que te atrapalha muito em obter o aumento da margem de lucro do salão.

Já pensou quanto tempo o seu cliente precisa esperar para tirar uma dúvida, fazer um pedido, marcar uma consulta ou receber o produto em sua residência?

As pessoas estão impacientes e a empresa que suprir suas necessidades primeiro, é a melhor. As estatísticas nos comprovam isso:

7 em cada 10 clientes afirmam que pagariam mais caro para fazer negócios com uma empresa que oferece um ótimo serviço de atendimento.

Além disso, 30% dos consumidores esperam solucionar problemas via telefone em menos de 5 minutos.

Por isso, tenha por prioridade melhorar o atendimento do seu salão.

Contrate um vendedor para aumentar o lucro do salão

Todo o negócio precisa de vendedores.

No entanto, muitas vezes, a venda é mais uma tarefa atribuída aos funcionários que já trabalham como manicure, cabeleireiro ou recepcionista.

Talvez seja por isso que a margem de lucro esteja baixa: o seu funcionário já tem uma obrigação e ainda precisa fazer o trabalho de vendedor.

O resultado disso é um serviço mal feito ou o desgaste dos colaboradores.

Ao contratar um vendedor, você tem um especialista ao seu lado para aumentar o lucro, por isso, vale muito a pena.

Apresente seus produtos e serviços

Uma estratégia interessante de apresentação seria a de usar um “menu de produtos e serviços”.

Talvez o seu cliente precise conhecer mais serviços e como eles funcionam, a fim de contratá-los.

Por outro lado, pense em outras formas de apresentar seus produtos e serviços para aumentar o lucro do salão.

Geralmente os salões têm televisões que passam conteúdos relacionados à beleza, mas você já parou para pensar que talvez esteja fazendo uma propaganda gratuita para outra empresa?

Ao invés de fazer isso, busque formas de apresentar os seus produtos e serviços.

Conclusão

Provavelmente agora você entende que há diferença entre o lucro e a margem de lucro, bem como, quais são as principais estratégias para ter uma receita maior.

Sendo assim, indicamos que você tenha paciência e de fato aplique as técnicas para conferir resultados positivos.

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