Como escolher o nome ideal para o seu salão

nome para salão

No Brasil, há mais de 800 mil salões de beleza e o mercado de beleza tem capacidade de expandir muito mais. A procura é tanta que numa grande cidade como São Paulo, há mais salões abertos do que lanchonetes.

Mesmo com a concorrência, os salões de beleza podem gerar um ótimo faturamento quando une bom gerenciamento, qualidade de profissionais e serviços com um nome impactante. Não parece, mas o nome de um salão de beleza pode ser determinante para seu sucesso e sua escolha não é tão simples quanto parece.

Dicas para encontrar o melhor nome

O nome correto do salão fica na cabeça das pessoas, define um estilo e ajuda a identificar o negócio com facilidade. É ele que apresenta a empresa para seu público alvo e o mercado, indicando o seu conceito e personalidade. E é através do nome que é criado toda a identidade visual com logomarca, logotipo e o marketing.

De nada adianta elaborar um ambiente elegante e disponibilizar serviços de qualidade, se o nome do salão não criar impacto suficiente para ser lembrado e recomendado. Para encontrar um nome adequado para o seu salão de beleza, é preciso seguir alguns parâmetros para fazer uma boa escolha e selecionamos boas dicas para chegar a ele:

1 – Público alvo

O salão é específico para mulheres ou homens? Ou é unissex? Atende crianças também ou tem como foco cuidar somente dos cabelos dos pequenos? A classe dos clientes é AA, A, B ou C? De acordo com essas respostas é possível identificar o direcionamento do salão e, consequente, encontrar um nome que tenha a ver com esse público definido.

2 – Local

O local se assemelha a escolha do público alvo e ele pode dar indicações úteis, como o nome da rua, do bairro, monumentos famosos e histórico, que possam direcionar a escolha.

3 – Inovação

Caso o salão venha com uma proposta diferenciada, ela pode servir de referência na escolha do nome. Mesmo que a especialidade oferecida já exista no mercado, se ainda não é encontrada na região do salão ela pode servir de referência para o nome.

4 – Nome do dono

Caso o dono do salão seja uma referência no mercado de beleza, seu nome pode ser incluído para designar o negócio. Ele pode ajudar a valorizar a marca e a atrair a clientela.

5 – Outras línguas e sinônimos

Dependendo do lugar onde o salão está, pensar num nome compreensível em outras línguas pode facilitar muito o negócio. Pesquisas também indicam que ter nomes estrangeiros pode ajudar a valorizar a marca, como se fosse uma exportação de qualidade.

Outra dica é buscar sinônimos de palavras marcantes, e que por serem menos usadas, podem ser interessantes para incluir no nome.

6 – Não limite suas ideias

Restringir o nome do salão a apenas um serviço, pode atrapalhar expansões futuras. A não ser que a atividade seja referência no mercado, o mais indicado é que o nome dê abertura para outras possibilidades.

7 – Expanda a criatividade

Não tenha vergonha ou limites em listar possibilidades de nomes. Mesmo o nome aparentemente mais tolo, pode ajudar a  trazer outras ideias definitivas. A “tempestade de ideias” é fundamental para que se chegue ao nome ideal.

Cadastre-se em nosso site para receber mais dicas que podem ajudar seu negócio!

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.