Consultas Online: um diferencial competitivo para o seu salão de beleza

Podemos definir consultas online para clientes do salão como qualquer experiência digital em que você orienta uma pessoa em direção aos seus objetivos de beleza.

Tendo em vista que é possível ver e ter mais acesso à pele ou cabelo do cliente com uma vídeo chamada, este tipo de consulta é mais efetiva do que uma ligação telefônica, por exemplo.

Dessa forma, se você acredita que chegou o momento de abordar dúvidas e preocupações dos consumidores sem que eles tenham de sair de suas casas, vamos te dar as melhores dicas no conteúdo de hoje.

Como funcionam as consultas online para clientes do salão

Este tipo de atendimento ganhou força durante a pandemia e tornou-se uma excelente forma de captar novos clientes.

Certamente, as consultas podem ser feitas de maneira presencial com hora marcada e em um espaço dentro do salão.

Mas, as consultas no ambiente digital se tornam mais fáceis e práticas, atraindo a atenção das pessoas.

Maquiagem, unhas, visagismo, dicas de produtos para cabelo, tendências, cortes, são alguns dos temas abordados.

Dessa forma, os valores de consultoria variam de R$200 a R$600.

A seguir, iremos tratar sobre alguns benefícios que comprovam a importância das consultas online para clientes do salão:

Este tipo de serviço mostra aos consumidores como o seu salão é diferente dos demais.

Inclusive, os clientes sabem exatamente o que podem esperar de determinado serviço, embora ainda não tenham visitado o salão para experimentá-lo.

Por outro lado, há a possibilidade de sugerir produtos que se adequam às necessidades do cliente.

Em muitos dos casos, não há tempo dentro do salão para responder às dúvidas de clientes sobre determinados produtos e isso é resolvido através de uma consultoria.

Como resultado, dá para construir um relacionamento de confiança com a clientela, de forma que o tempo seja economizado durante o atendimento presencial.

Consultas online

Informações que devem ser obtidas antes das consultas online para clientes do salão

Antes de qualquer consulta, você deve descobrir o máximo possível do consumidor para garantir que o bate papo online seja mais tranquilo.

Por exemplo, quando falamos de uma consultoria sobre coloração, é interessante que se pergunte quando foi a última coloração do cabelo e com quais produtos.

Isso evita que os cabeleireiros do seu salão tenham de trabalhar às cegas no momento da consulta porque eles já têm as informações básicas que precisam.

E claro, esta é outra forma de economizar tempo para que a consultoria seja o mais efetiva possível.

Dessa forma, a primeira dica que te damos é que você faça essas perguntas básicas e vá além:

Peça que os clientes enviem fotos do visual que desejam alcançar.

De outro modo, para consultas online para clientes do salão relacionadas a cuidado com a pele, é fundamental saber o histórico médico da pessoa, veja outros exemplos de perguntas:

  • Como você cuida da sua pele todos os dias?
  • Quais áreas de preocupação?
  • O que você pretende mudar?

Qual o melhor software?

No geral, indicamos duas plataformas: Zoom e Meet, já que em ambos não é preciso gastar rios de dinheiro.

Na verdade, ambos possuem versões pagas, mas há recursos interessantes que podem ser usados de graça.

Falando inicialmente sobre o Zoom, saiba que trata-se de uma plataforma um pouco mais formal e profissional do que outros apps como WhatsApp.

Um recurso interessante seria a possibilidade de compartilhar a tela.

Portanto, no momento em que conversa, também pode encontrar uma imagem de cor de cabelo perfeita no Google e compartilhar com o cliente.

Dentre os recursos, vale citar a possibilidade de desativar a câmera ou microfone quando quiser e ter acesso ao chat com todos.

Se você preferir fazer consultas online para clientes do salão com várias pessoas, também pode usar um recurso dentro do chat para conversar com alguém em específico.

Em segundo lugar, você pode usar o Meet que também tem foco na realização de videoconferências.

Nesta plataforma, dá para fazer reuniões com duração de 1 hora na versão gratuita com até 100 pessoas.

Também há o chat acessível para todos, compartilhamento de tela, planos de fundo ou ferramenta “borrar para configurar a câmera”.

Bem como, controles e moderação da reunião que permite a limitação de chat ou compartilhamento, diferentes layouts de apresentação, compartilhamento da tela inteira, apenas uma janela ou guia específica.

Isso é o mais próximo que você pode chegar de uma consulta presencial, sem que seus clientes tenham de sair de casa.

Preparando-se para consultas

Já falamos dos softwares para consultas online para clientes do salão, agora podemos conversar sobre as ferramentas como câmera, microfone, computador, entre outros.

Sobre a câmera e microfone, é fundamental que sejam de qualidade para que o cliente veja e escute você ou os profissionais do seu salão de forma apropriada.

Para garantir o sucesso da consulta, também é importante ter um bom computador e que seja compatível com o software definido.

Por falar em software, caso tenha escolhido o Zoom ou o Meet, lembre-se de separar um tempo para aprender a usar da forma correta para que a consulta não seja interrompida porque houve algum problema ou simplesmente pela falta de familiaridade com o software.

Também é fundamental investir em uma boa internet e fazer com que as consultas aconteçam em uma sala adequada, silenciosa e bem iluminada.

Ainda falando sobre iluminação para consultas online para clientes do salão, note que é fundamental que a iluminação do cliente seja boa.

No geral, a luz natural basta porque outros tipos de iluminações artificiais podem dificultar que o profissional veja a cor do cabelo, por exemplo.

Explique ao cliente que talvez seja importante que ele se mova, ficando alguns minutos do lado de fora da casa durante a consulta.

Se por algum motivo a pessoa não conseguir sair, basta estar em uma sala bem iluminada, com parede de fundo lisa e boa conexão Wi-Fi.

Outras dicas para consultas online para clientes do salão

Por outro lado, devemos falar sobre a imagem pessoal.

Seja você fazendo a consultoria ou um dos colaboradores do salão, é fundamental estar bem apresentável.

Além disso, é interessante deixar aparecer de forma discreta a logo do seu salão.

Olhar diretamente para a câmera também é algo indispensável.

Quando estamos em uma chamada de vídeo, é comum ficarmos encarando nós mesmos, mas é preciso olhar diretamente para a câmera a fim de que o cliente tenha a sensação de contato visual.

Assim como, se for necessário baixar a cabeça para fazer qualquer tipo de anotação em consultas online para clientes do salão, devemos avisá-los.

Já se você entender que é desconfortável ficar encarando o cliente durante 30 min ou 1h, crie conteúdos com imagens, gráficos e materiais valiosos para compartilhar na tela durante a sessão.

É importante ter um roteiro para manter o cliente engajado e evitar momentos vagos durante a sessão.

Dessa forma, determine o que será feito e dito para não se perder durante o caminho.

Você pode modificar esse mesmo roteiro posteriormente para transformá-lo em um relatório ou e-book contendo informações e orientações para o cliente.

Isso pode servir como um bônus que incentiva o consumidor a marcar uma consulta.

Finalmente, pense em consultas online para clientes do salão em grupo, já que no Zoom ou Meet, é possível que mais pessoas participem das reuniões.

Portanto, você pode dar uma palestra para determinado grupo de clientes e separar minutos para esclarecer dúvidas.

Para que isso seja efetivo, separe os clientes conforme seus interesses e ofereça a opção de consultoria em grupo.

Faça com que o cliente se sinta confortável durante a consulta

Oferecer este tipo de consultoria não é a coisa mais simples do mundo porque não é a mesma coisa de conversar pessoalmente.

Portanto, é preciso um esforço extra durante as consultas online para clientes do salão.

Inicialmente, tenha em mente que é preciso ter entusiasmo.

Os clientes vão se desligar e deixar de responder se o cabeleireiro for monótono e sem vida. 

Deve-se considerar o tom de voz, assim como a linguagem corporal.

Também é importante incentivar os clientes a conversar fazendo perguntas abertas, quebrando o gelo e estabelecendo conexões através de um bate-papo amigável antes de iniciar a análise.

Discutir os objetivos levando em consideração a opinião do cliente também é importante.

Embora algumas pessoas tenham expectativas irreais, é importante mostrar que as metas devem ser realistas de uma forma delicada.

Finalizando consultas online para clientes do salão

Provavelmente a seguinte dúvida surgiu em sua mente:

Como finalizar a consultoria?

Com 2 passos simples, sendo o primeiro deles o resumo.

Recapitule as principais zonas problemáticas discutidas e tratamentos, produtos ou procedimentos profissionais recomendados. 

Em seguida, mostre quais serão os próximos passos, definindo se é necessário realizar outra avaliação virtual ou se devemos marcar a próxima consulta de acompanhamento no salão.

Também é importante acompanhar por meio de mensagens ou e-mails, pois isso demonstra que você realmente se importa e que oferece um atendimento personalizado.

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