Nicho de mercado – Como definir o melhor para o seu salão

Nicho de mercado - Como definir o melhor para o seu salão

Nicho de mercado é uma estratégia extremamente importante para o seu negócio de beleza, tendo em vista que garante ações assertivas.

Através do nicho, você descobre exatamente o público que pretende atingir e o problema que será solucionado com o seu serviço ou produto.

Por isso as ações do plano de marketing são mais efetivas.

Como resultado, é possível diminuir o desperdício em ações cujo ROI (retorno sobre o investimento) não é bom.

Prossiga a leitura e conheça mais benefícios do nicho, além do passo a passo de como definir o seu.

O que é nicho de mercado

Em primeiro lugar, saiba que o nicho representa um público cuja necessidade é pouco explorada.

Nesse sentido, seria parte dos consumidores que podem ser identificados claramente porque têm necessidades específicas e que não são supridas por grande parte das empresas.

Tendo em vista esta definição, aqui está o motivo pelo qual as ações voltadas a um nicho específicos são mais assertivas:

Você identifica um problema específico de determinado público e oferece a solução, garantindo uma vantagem competitiva para o seu salão de beleza.

Ou seja, um dos benefícios do nicho de mercado seria a quantidade menor de concorrentes.

Por outro lado, você pode contar com parcerias mais adequadas.

Ao ter um foco bem delimitado, quando você busca fazer uma parceria com um influenciador digital, por exemplo, fica mais simples entender a pessoa que se encaixa.

Até mesmo falando sobre os fornecedores, dá para identificar parcerias que funcionam ou não.

Enfim, com um nicho de mercado é possível garantir o aumento da fidelização da clientela.

Vamos supor que seu salão se torne pioneiro em alguma área da beleza, sendo o primeiro a oferecer um produto ou serviço para atender uma necessidade que antes não era vista.

Certamente, o seu negócio ganhará maior autoridade e confiança.

Diferenças entre mercado, segmento e nicho

Em primeiro lugar, tenha em mente que “mercado” é o maior de todos, abrangendo os segmentos e nichos.

Por exemplo, um salão está inserido no mercado da beleza, ao mesmo tempo em que a beleza abrange diferentes segmentos:

Beleza feminina, masculina, infantil, dentre outros.

Portanto, pense nos segmentos como os diferentes caminhos que podem ser seguidos dentro do mercado ou até mesmo divisões menores do mercado.

Por fim, o nicho de mercado é uma parcela que está dentro do segmento.

No mercado da beleza, há o segmento de beleza feminina, seguido do nicho de serviços especializados em cabelos crespos.

Nesse sentido, nicho seria a maneira de afunilar ainda mais o segmento.

Tipos de nicho de mercado

Os nichos podem ser definidos em quatro, partindo do geográfico.

Este nicho se baseia na localização da clientela, definindo se o salão atende um país, estado, cidade ou até mesmo um bairro.

Para garantir o sucesso neste nicho, é comum a pesquisa das características culturais da região e até mesmo o estudo dos concorrentes para criar diferenciais.

Em segundo lugar, existe o nicho demográfico que considera o perfil dos consumidores.

Por isso, sexo, idade, prifissão, renda e grau de instrução, são algumas informações importantes.

O psicográfico prioriza as crenças e valores da clientela.

Nesse sentido, os interesses, estilo de vida e personalidade, são características observadas.

Enfim, vale destacar o nicho de mercado comportamental.

Hábitos de consumo, momentos da vida pelo qual estão passando, e facilidades procuradas, são alguns pontos importantes.

A partir dos dados, um personagem é criado para humanizar o cliente e garantir que você entenda quais são as suas dores, desejos e necessidades.

Passo a passo de como definir um nicho de beleza

Inicialmente, é interessante que você entenda o seguinte:

Não basta pesquisar um nicho em alta e simplesmente investir todos os seus recursos pensando que será uma estratégia efetiva.

Como mencionado acima, o nicho varia conforme o local em que o cliente vive, seu perfil, valores e comportamento.

Isso significa que você precisa definir por conta própria para que de fato a estratégia seja assertiva.

Pesquisa sobre as tendências de consumo para definir o nicho de mercado

Há uma infinidade de nichos, sendo que você pode começar pesquisando as tendências a fim de encontrar boas referências.

Por exemplo, a beleza no metaverso vem garanto uma enorme dimensão, sendo que futuramente, abrirá oportunidade ilimitadas para a interação entre o consumidor e a marca.

Além disso, através do metaverso, há uma interação direta com gerações (Z e Alfa) que dificilmente seriam atraídas de outra forma, pois elas estão presentes principalmente no mundo virtual.

Apesar disso, tenha cuidado ao pesquisar pelas tendências de consumo.

Por exemplo, o metaverso é uma tendência crescente no Brasil.

No entanto, se o seu salão está localizado em uma cidade pequena com gerações mais antigas (Baby Boomers e geração X), será que vale a pena investir em um nicho voltado para essa tendência?

Leve em consideração o conhecimento que você já tem

Quais são suas habilidades? Você é especialista em que? Em quais áreas você tem maior experiência?

É importante pensar nas suas paixões e o motivo pelo qual você encontrou nesta área.

Ao investir em um nicho de mercado que você é especialista, certamente os resultados serão melhores.

Isso ocorre porque o trabalho se torna mais simples, tendo em vista que você já está inserido nessa realidade, sabe quais são as faltas e pode buscar preenchê-las com seus produtos ou serviços.

Portanto, analise as suas habilidades e entenda como elas podem ser usadas para atender a um nicho específico.

Como definir um nicho de mercado – Identifique o problema e defina a solução

Nichos bem segmentados são capazes de oferecer soluções diferentes para os desejos, dores e necessidades de determinado público que está disposto a comprar, mas tem poucas opções para finalizar a compra.

Ao analisar as tendências e levar em conta seu conhecimento em determinada área, você é capaz de listar pelo menos um dos problemas de parte da sua clientela.

Voltando para o exemplo em uma cidade pequena em que os clientes são mais experientes, talvez a dificuldade seja o deslocamento.

Identificando este problema, pode ser que você entenda que a solução seja oferecer um atendimento a domicílio, pelo menos para os serviços mais simples como o corte de cabelos.

Inclusive, note que aqui é definido um nicho de mercado geográfico, nascendo a importância em conhecer os tipos.

Conclusão

Os negócios que surgem ou trabalham para solucionar problemas de um nicho específico, têm grande potencial de sucesso.

Sendo assim, chegou o momento de colocar a mão na massa, seguindo os 3 passos simples que foram sugeridos acima.

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