Paixão x Negócios: Como mesclar os dois?

paixão pelo trabalho

Gerir o seu negócio anda exigindo concentração demais, e você precisa encontrar tempo para fazer o que ama? Ora, ao contrário da ilusão comum de que o empresário é dono de si e por isso trabalha quando quiser, na realidade, quem empreende no dia a dia, sabe que o empreendedor é quase sempre o único trabalhador da empresa que nunca tira folga.

Todos os seus contatos, fins de semana e feriados, são voltados para a o operacional do e é natural que após um longo tempo dedicado a gestão de seu negócio, o estresse comece a parecer difícil de vencer.

Por isso, mesmo os maiores especialistas, que dedicam a vida a gerir as grandes empresas brasileiras, sabem que, de vez em quando, é necessário parar e encontrar tempo para fazer o que se ama.

Qual a sua paixão? Há quanto tempo você não realiza o que realmente gosta?

Entenda que valorizar a si mesmo de vez em quando não é de maneira alguma egoísmo, ou irresponsabilidade com os negócios da própria empresa, mas sim, trata-se de um cuidado importante com a própria saúde.

Por isso, estabeleça um fim de semana no mês, ou um dia de cada semana para tirar uma folga e fuja do mundo.

Nesse período não responda e-mails, nem se preocupe com o seu Smartphone. Viaje ou passe um tempo com a família, vá ao cinema ou show ou reencontre o que realmente te fazia feliz em tempos de menos pressa.

Sua agenda de trabalho pode esperar. No início, isso parecerá impossível, mas o hábito vai tornar tudo mais fácil.

Duas coisas numa só

Mesclar trabalho e prazer, também pode ser uma boa ideia. Ou seja levar a sua paixão para dentro do seu local de trabalho pode ser uma forma de tornar a sua rotina de gestão muito mais leve e o seu estabelecimento mais agradável. Que mal há, por exemplo, em tocar o seu instrumento musical uma vez por semana no seu local estabelecimento? Ou decorar o ambiente com adereços que façam lembrar o seu filme predileto?

A melhor receita para quem precisa encontrar uma motivação a mais no dia a dia é equilibrar dever e prazer.

A paixão faz o empreendedor

A ideia inovadora é a receita mais conhecida para se tornar um empreendedor de sucesso, depois dela vem outro passo importante, o de realizar o plano de negócio. Mas há um outro fator importante em meio a tudo isso que é a paixão pelo que se faz.

Afinal de contas, o empreendedor precisa se esforçar de maneira espontânea para realizar o seu serviço, mas como faze isso sem paixão?

Para obter sucesso é necessário tingir a excelência em determinado segmento, e este fator é um resultado direto da prática repetitiva que só é possível através da paixão pelo trabalho que se realiza.

Por isso, escolher um negócio pela paixão é muito mais fácil, do ponto de vista executivo do negócio, do que simplesmente optar por um nicho com maior potencial de lucratividade.

Pense nisso e ame empreendendo. E claro, não deixe de se cadastrar na nossa plataforma para receber mais informações sobre empreendedorismo e gestão.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.