Seu salão de beleza faz atendimento em domicílio? Saiba mais.

Trabalhar em um grande salão de beleza é o objetivo de muitos profissionais que entram no mercado da beleza. Atuar em um grande estabelecimento ou em uma franquia de sucesso, pode ser a garantia de um futuro promissor na carreira.

Contudo, ter a oportunidade de entrar para uma equipe de profissionais já estabelecida em salão pode depender muito da sorte, já que muitos empreendedores optam por manter sua equipe de profissionais pelo maior período de tempo possível, pois muitas vezes os clientes já se acostumaram com a equipe, e podem ter dificuldades em se fidelizar com um novo membro no time.

A outra opção para um jovem profissional que almeja entrar na área, seria a de montar o seu próprio salão, mas essa tarefa é muito cara e pode ser um risco muito grande, caso não se obtenha uma clientela fiel rapidamente.

Entretanto, realizar atendimentos em domicílio é opção bastante viável para jovens profissionais que ainda não se estabeleceram em um salão de beleza, ou mesmo para profissionais que já atuam na área, mas desejam obter uma fonte de lucros alternativa.

Se você quer saber mais sobre como funciona esse subsegmento, listamos algumas dicas que podem ajudar.

As vantagens:

Para o cliente, as vantagens são óbvias. É muito mais prático e confortável ser atendido em domicílio, do que precisar se locomover até o salão, o que faz toda diferença, pois não é necessário aguardar em filas ou correr o risco do cliente anterior tomar muito o tempo do profissional. Uma vez que o procedimento delivery é iniciado, toda a atenção do profissional será apenas para um cliente, o que também realça o vínculo de confiança.

Para o profissional, a vantagem está na organização da própria agenda, pois o atendimento em domicílio disponibiliza ao profissional a oportunidade de fazer o próprio horário, não ficando refém dos horários de um estabelecimento.

Definindo os clientes:

No início, o ideal é manter uma clientela que resida o mais próximo possível, pois esse serviço é totalmente dependente da locomoção do profissional, e gastos relacionado a isso não podem ultrapassar o valor dos lucros. Sem contar na questão de agenda, pois é impossível atender muitos clientes que marcaram horário aproximados.

Não existe um tipo padrão de cliente para atendimento em domicílio, mas certamente, a maioria das pessoas que buscam esse tipo de serviço, são pessoas que não preferem não sair de casa por motivos diversos, algumas não possuem veículos, outras tem crianças ou animais de estimação que não podem ficar sozinhos em casa, e existem também aquelas pessoas que moram em locais distantes e de acesso difícil. Outro tipo comum seria as pessoas que simplesmente não querem abandonar o conforta do lar e enfrentar o caos dos grandes centros urbanos.

Preço do atendimento:

Por ser um serviço autônomo, o atendimento delivery proporciona ao profissional 100% de todo lucro adquirido. Contudo, é importante saber administrar esses lucros. Para ajudar com toda essa questão financeira, o profissional pode e deve cobrar valores mais altos do que os que seriam cobrados em um estabelecimento convencional.

Estabelecendo uma faixa de preço pelos serviços, cabe ao profissional estipular quanto desse dinheiro que será destinado à compra de produtos e equipamentos e ao combustível do veículo utilizado. O restante é o lucro do profissional.

Serviços:

Dentro de um salão de beleza profissional, cada profissional é responsável por uma função específica, de forma a não ficar sobrecarregado. Contudo, quando se trabalha com atendimento delivery, o profissional deve ter em mente que quanto mais serviços ele tiver prática, mais procurado será seu serviço. Não basta apenas saber cortar cabelo e ser especialista em penteados, um profissional delivery deve ter prática em manicure, pedicure, depilação, e se possível, massagens, fazendo do serviço um verdadeiro centro de estética a domicílio.

Dificuldades:

A locomoção é a principal dificuldade no segmento delivery, pois não é simples atender muitos clientes quando cada um mora em uma região diferente. Uma dica para se driblar esse problema, é estabelecer um raio de atuação, ou seja, um limite geográfico de até onde o profissional pode atender.

Outra dificuldade está nos recursos disponíveis, pois diferente de um salão, o profissional que atende em domicílio deve ter os seus próprios produtos a disposição. O ideal ter os seus próprios equipamentos e produtos, e ter um veículo espaçoso o suficiente para poder transportar tudo.

A divulgação do serviço também é uma dificuldade, já que a visibilidade de um estabelecimento faz falta dentro de um serviço delivery. O maior parceiro da divulgação é o boca-a-boca, quanto mais as pessoas falarem do seu serviço, mais clientes serão atraídos para ele. Porém, não dá para depender apenas da opinião dos clientes, principalmente no começo do negócio, por isso o ideal é utilizar todas as facilidades das mídias sociais, como o Facebook, o Instagram, e até mesmo o Whatsapp. Não é necessário abrir uma conta separada em cada rede, basta usar sua conta particular para compartilhar imagens, vídeos informações e principalmente montagens de antes e depois, que é uma estratégia bastante utilizada para se atrair mais clientes.

Independente do segmento, o importante é estar sempre atualizado sobre as novidade e curiosidades sobre o mercado da beleza. Para isso, não deixe de acessar o nosso blog, onde você confere todas as notícias e dicas para o seu negócio.

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