A evolução do cliente

Há 20 anos atrás, a relação entre cliente e estabelecimento comercial era essencialmente a mesma que é hoje, principalmente no que se refere à prestação de serviços. O público, porém, tinha uma percepção completamente diferente dos seus direitos e das normas que regem a execução desses serviços e a cobrança sobre eles. O tempo passou, a tecnologia evoluiu, e com ela veio a facilidade e rapidez de acesso à informação. Dessa forma, o novo padrão de clientes segue parecido, mas um ponto primordial mudou substancialmente: a exigência.

Cada ponto do direito do consumidor está a uma pesquisa de alcance, a qualquer hora do dia, e isso não é ruim de maneira alguma, já que prioriza a saúde do relacionamento empresa/cliente. Porém, é importante notar que por mais assustador que pareça esse cenário, é possível usá-lo completamente a seu favor, melhorando ainda mais a percepção da qualidade do seu atendimento. Com esse nível de exigência alto, quem respeita o consumidor e oferece um serviço ainda mais especializado e personalizado para o cliente larga bastante na frente dos seus concorrentes.

É preciso criar essa conexão na cabeça do cliente entre a qualidade que ele espera e a confiabilidade do seu estabelecimento. Quando pensamos dessa forma, estabelecemos um vínculo de fidelidade e confiança bastante sólido, capaz de não só manter esse cliente, como também de trazer novos, através de indicações.

Além da adaptação a esse novo padrão de exigência, é preciso se adaptar também ao novo padrão tecnológico. Não basta oferecer internet sem fio no salão, essa internet precisa ser de qualidade. Tudo que favoreça a experiência do usuário do serviço deve ser priorizado, pois cria um ambiente que o conforta e o “abraça”. Quanto mais à vontade as pessoas se sentem, maior é a tendência de que retornem a procurar e indicar os seus serviços para pessoas próximas. É um ciclo vantajoso para o seu negócio.

Outra forma de receber ainda melhor esse público é ter um salão ativo nas redes sociais, que se comunica o tempo todo com o público, divulgando promoções e respondendo de forma rápida e dinâmica às suas dúvidas e necessidades. A palavra chave aqui é experiência. Lembre-se: existem milhares de estabelecimentos executando o mesmo serviço, mas quem gerar no cliente a melhor experiência tem uma possibilidade maior de sucesso.

É importante notar que experiência é a junção de atendimento, ambientação, relação interpessoal e resultado. Esses quatro fatores são preponderantes para satisfazer o público, e com uma equipe capacitada e treinada para cumprir essas exigências do cliente, o sucesso é uma estrada sem muitos empecilhos.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.