Público infantil: Como atraí-lo para seu salão?

público infantil

Quando o assunto é  salões de beleza, o Brasil possui um dos maiores e melhores mercados. A importância que mulheres e homens dão ao cuidado pessoal faz com que os salões sejam investimentos com retorno garantido.

No entanto, mesmo que muitas empreendedoras e empreendedores pensem o contrário, ainda há espaço para os salões de beleza crescerem. Isso é possível graças à conquista de um novo nicho do mercado, que cresce cada vez mais ao redor do mundo: as crianças.

Estratégias para atrair o público infantil ao seu salão

A primeira coisa que se deve ter em mente é que trata-se de um público muito específico, que possui diversas particularidades que devem ser respeitadas para que seu salão consiga fazer sucesso com este público.

Dessa forma, você não deve de maneira nenhuma promover a “adultificação” das crianças, isto é, oferecer produtos e serviços que você ofereceria para adultos. Pelo contrário, a criança deve ser vista como ela é, ou seja, como uma criança, deixando os pais satisfeitos e aumentando as chances de levarem seus filhos ao salão.

Espaço

Mesmo que isso não seja possível no começo do atendimento a este público, o ideal é contar com um espaço destinado especificamente às crianças, para que elas possam se sentir a vontade é socializar com outras crianças enquanto são atendidas ou enquanto esperam por suas mães ou pais.

Este espaço deve ser lúdico, deve estimular a brincadeira e imaginação da criança para que ela possa se distrair a não fazer “manha” enquanto é atendida. Tatame no chão, brinquedos diversos, livros de ilustrações são apenas alguns dos exemplos do que este espaço voltado às crianças deve ter para que ele realmente cumpra seu propósito.

Serviços

Os serviços devem seguir a mesma regra que o espaço: devem ser lúdicos e estimular a imaginação da criança. Alguns exemplos de serviços incluem o corte de cabelo da criança ao mesmo tempo e ao lado do pai ou da mãe, técnicas criativas de manicure, como desenhos e adesivos, oficinas inspiradas em aspectos culturais diversos, como oficina de turbantes africanos para as meninas, dentre diversos outros.

Atração do público

Cada segmento de cliente exige uma forma de promoção diferenciada, e isto também é válido para as crianças. Pense que não serão elas que irão ver os anúncios, mas sim seus pais. A estratégia deve ser montada a partir disso.

Uma boa maneira é oferecer cupons promocionais, por exemplo dar 30% de desconto nos serviços realizados pela mãe se ela levar a criança junto. Assim, mesmo que a criança não realize nenhum serviço, a  mãe tomará consciência da existência dos serviços para seu filho.

Outro exemplo de promoção seria convidar as mães para comparecerem a uma oficina ou qualquer outro evento no salão relacionado a temática crianças. Você pode servir comes e bebes e mostrar o espaço para os pais, destacando quais os serviços, os cuidados tomados com a criança no momento de realizar os mesmos, qual o propósito em oferecê-los, etc.   

Seguindo essas dicas e utilizando a criatividade, é possível conquistar este nicho de mercado e expandir os negócios de seu salão.

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