Redes socias sem perder tempo

Redes socias sem perder tempo

Ao invés de ficar pensando no que publicar diariamente nos perfis do seu negócio, você pode ter um calendário de redes sociais, de forma que saiba exatamente o que será postado em determinada semana ou até mesmo em determinado mês, sem perder tempo.

Com isso, também há a possibilidade de fazer com que as postagens coincidam com lançamento de novos conteúdos no blog do seu salão, produtos no site ou serviços no estabelecimento físico.

Assim, basta deixar todas as postagens no X, LinkedIn, Instagram e Facebook, agendadas, de forma a aproveitar ao máximo os resultados da sua presença nas mídias sociais.

Prossiga a leitura e entenda como trabalhar com esta estratégia.

Redes socias sem perder tempo
Redes socias sem perder tempo

Vantagens de um calendário de redes sociais

Em primeiro lugar, saiba que o calendário permite que você crie processos dentro da etapa de produção de conteúdo e organize um fluxo de trabalho.

Isso é especialmente importante porque estabelece uma rotina para os profissionais envolvidos no projeto, garantindo que todos façam a sua parte corretamente.

Até mesmo se você tem uma “equipe”, o seu trabalho se torna mais simples porque você sabe de todas as etapas que precisam ser seguidas para ter como resultado um bom post no perfil do seu salão.

Ter em mente os prazos também é importante porque permite que você faça um ajuste, caso seja necessário.

Outro ponto positivo do calendário de redes sociais é que dá para gerenciar posts de diferentes mídias em um só lugar.

Cada rede social tem as suas particularidades, por isso, não adianta duplicar o conteúdo, postando o mesmo vídeo do TikTok no LinkedIn.

Note que no primeiro caso, o público é mais novo e está a procura de entretenimento.

Já no LinkedIn, o público costuma ser mais experiente e busca por oportunidades.

Ou seja, ter o cronograma de postagem ajuda a entender melhor o que deve ser colocado em cada mídia social de forma antecipada.

Enfim, com o calendário de redes sociais, você tem dados relevantes como o melhor dia e horário para postar em cada rede.

Separando e documentando os conteúdos por data e hora, você tem acesso a informações que podem ser comparadas e analisadas posteriormente.

Para garantir performance nas mídias sociais é essencial fazer testes e entender o que funciona melhor para o seu público.

Sem documentação e planejamento, fica quase impossível descobrir o que realmente funciona. 

Como criar um calendário de redes sociais sem perder tempo

O primeiro passo de todos é definir as redes sociais que você pretende usar.

Os usuários do TikTok, Instagram, Facebook, X, LinkedIn ou Youtube, são diferentes.

Como dito, o público do TikTok é mais novo e busca por entretenimento, já que 60% dos usuários costumam ver conteúdos com temas de humor e descontração.

Para as marcas, também há um dado importante porque 41% dos usuários usam o TikTok para acompanhar e curtir vídeos de empresas que gostam, segundo uma pesquisa feita pelo Opinion Box.

Da mesma forma, quando falamos sobre calendário de redes sociais, o público do Instagram é composto principalmente por jovens, já que 83% das pessoas entre 16 e 29 anos, usam várias vezes ao dia ou deixam aberto o dia todo.

No Instagram, a ideia de influencers é muito forte porque 70% do público afirma seguir influenciadores e 15% diz ser influenciado na hora de comprar e consumir produtos, ainda conforme dados do Opinion Box.

Por outro lado, quando falamos sobre o X, o gênero de perfil demográfico dos usuários é maior nos homens do que nas mulheres, sendo que eles têm de 25 a 49 anos.

Se você conhece um pouco sobre essa rede, sabe que os consumidores recorrem quando pretendem expressar frustração por algo em particular.

Como resultado, as marcas normalmente dedicam suas contas do X para atender ao cliente, oferecendo esclarecimento com relação a determinadas dúvidas.

Redes socias sem perder tempo
Redes socias sem perder tempo

LinkedIn e Youtube – redes sociais sem perder tempo

Em quanto lugar, ainda falando sobre calendário de redes sociais, vale mencionar o LinkedIn que é uma rede social específica, voltada para a vida profissional.

Portanto, o público é altamente qualificado e tem características marcantes porque são profissionais interessados em conhecer pessoas e receber conteúdos que os ajudem a alavancar suas carreiras.

E pode até ser que você pense: então definitivamente não há razão para investir tempo no LinkedIn porque isso não terá por resultado a conversão de novos clientes.

Mas, aí é que se engana! Através do LinkedIn, você tem acesso a excelentes profissionais do mercado da beleza que você pode considerar no momento de recrutamento.

Ao fazer um calendário de redes sociais, incluindo a produção de conteúdo para esta rede, dá para contratar profissionais e ter por resultado a conversão de novos clientes porque os profissionais têm habilidades incríveis.

Por fim, assim como no X, os usuários do YouTube são predominantemente homens (62%), com idades de 25 a 44 anos.

Nesta rede, as pessoas buscam por conteúdos diversos como entretenimento, vida espiritual, celebridades e influencers, futebol, dentre outros.

O ponto é que você deve dedicar um tempo razoável para descobrir quais as melhores plataformas para o seu negócio.

Entenda onde o seu público se encontra e que tipo de conteúdos eles se interessam.

Calendário de redes sociais simples sem perder tempo ou completo

Depois de definir a ou as redes sociais em que trabalhará para divulgar sua marca, chegou o momento de pensar na estrutura do calendário.

Há equipes que preferem organizar tudo, incluindo as ideias, scripts, datas de agendamento, além de links, fotos, vídeos e infográficos que servem de inspiração.

Por outro lado, há times que preferem manter o calendário enxuto, adicionando, por exemplo, somente a ideia e quando será postada.

O ideal é que você sente com a equipe para decidir o melhor, lembrando-se sempre de otimizar os fluxos de trabalho com o intuito de aumentar a eficiência e evitar gerar um trabalho extra.

Nesta reunião, defina também quem ficará responsável por cada mídia e adicione isso no calendário de redes sociais.

Assim como, depois de ter produzido o conteúdo, antes mesmo de postar, obtenha feedback do time.

Pergunte para os profissionais para se certificar do seguinte:

  • O conteúdo incentiva o público a interagir?
  • O texto reflete seus objetivos?
  • Você está criando um texto que desperte o interesse do público?

Agendamento nas redes sociais

Redes Sociais. Um dos principais benefícios em usar um calendário seria a possibilidade de agendar posts.

Use também este recurso para postar em datas especiais como os feriados.

Dessa forma, você mantém o contato com o público, ao mesmo tempo em que constrói a sua presença online.

Com um calendário de redes sociais, seus colaboradores saberão no que e quando trabalhar, e você se lembrará de como dividir o trabalho entre todos.

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