O que não pode faltar na sua barbearia – Equipamentos

  • 28 de fevereiro de 2019
  • Blog

As barbearias são um segmento do mercado da beleza que possuem um público bastante característico e direto: Homens interessados em manter a boa aparência. Com o crescimento desse público alvo, o crescimento desse tipo de estabelecimento tornou-se inevitável.

Investir em barbearias se tornou um negócio rentável e uma oportunidade de crescimento lucrativa. Contudo, para começar a investir neste segmento, é necessário antes conhecer o mercado e seus produtos, para dessa forma oferecer o melhor atendimento possível.

Para um dono de barbearia, conhecer produtos é essencial, assim também como o fato de os homens buscarem cada vez mais informações sobre os assuntos que são do seu interesse. Quando um homem se interessa por um assunto, ele costuma buscar todas as informações sobre o assunto, que pode ser relacionado às atividades físicas, à veículos, à esportes, à passatempos, e nos casos dos homens mais vaidosos, corte de cabelo e barba, assim como produtos e cosméticos especiais.

É importante que um barbeiro profissional tenha conhecimento atualizado sobre o mercado da beleza masculina, e os produtos e equipamentos necessários para o atendimento, estando sempre um passo à frente de seus clientes, pois o bom profissional respeita a opinião dos clientes e até escuta as sugestões, mas sempre deve ter autoridade na função que exerce.

Para relembrar os profissionais de tudo o que é necessário para um bom atendimento, selecionamos alguns equipamentos indispensáveis para um bom atendimento em uma barbearia.

 

Placa de identificação do estabelecimento

Pode parecer um detalhe, mas uma boa fachada e pode ser responsável por atrair mais público do que se imagina. Essa fachada pode ter inúmeros formatos diferentes, que variam de acordo com o tipo de localidade.

É possível que a estrutura externa do estabelecimento dispense o uso de uma placa, tendo um muro ou algo do tipo que possa ser usado como placa, nesse caso, é recomendável aproveitar esse espaço para expor uma arte chamativa, e estampar o nome do estabelecimento.

Entretanto, em situações onde a estrutura não proporciona uma propaganda através de uma arte em muro, o correto é utilizar o modo mais tradicional e instalar uma placa de identificação do estabelecimento.

Essa placa não precisa necessariamente ser grande, mas tem que ter um tamanho suficiente para que certas informações essenciais sejam impressas nela, como o nome do estabelecimento, com todo o destaque que merece, horário de funcionamento e telefone de contato. Não existe a necessidade de apresentar os valores do serviço.

A estética da placa pode variar de acordo com o tipo de estabelecimento e do gosto pessoal do dono do salão e dos clientes que ele pretende atrair. O público masculino normalmente é atraído com cores frias e escuras, de forma que passam um tom de seriedade e masculinidade.

 

Lavatórios

São itens indispensáveis em salões de beleza e também em barbearias. A função é bastante autoexplicativa, o lavatório serve justamente para lavar os cabelos e, no caso, as barbas também.

O mais indicado é que o estabelecimento tenha no mínimo dois lavatórios, isso por que, por se tratar de um item essencial, é sempre bom ter um de reserva para ser usado como plano B em alguma emergência. O lavatório a mais também é útil quando a barbearia alcança um nível maior no fluxo de clientes, pois um só equipamento pode não dar conta da demanda de fregueses.

 

Cadeiras de barbeiros

Item mais evidente e também um dos mais característicos de qualquer barbearia, e todos podem concordar que trabalhar sem uma cadeira especializada, não é a mesma coisa.

As cadeiras possuem um aspecto especial para a profissão de barbeiro. Esse aspecto pode variar bastante, mas no geral consiste na possibilidade de reclinar a pessoa e no descanso para cabeça, além também da função giratória, que facilita muito o trabalho do barbeiro.

Os modelos podem variar muito e vão desde os mais rústicos, aos mais modernos, que podem também ser bastante confortáveis.

O ideal é que um estabelecimento tenha ao menos quatros cadeiras, para poder atender o maior número de clientes possível, mas eu um começo de negócio, pode-se iniciar os atendimentos com apenas uma.

 

Armários

Este é um item simples e óbvio, o que faz com que passe despercebido, fazendo muitos profissionais não darem a atenção devida e procurando outras alternativas para guardar seus itens.

Um armário próprio para barbearia não pode ser subestimado e substituído por um armário convencional.

O importante é que cada armário tenha três características especificas: Gaveteiro, prateleira e divisória para material.

Por mais superficial que possa parecer, essas três características fazem a diferença na hora do atendimento, pois além de facilitar o processo de trabalho e ser bastante útil para guardar os produtos, um armário chama a atenção dos clientes, pois transmite a organização do estabelecimento.

 

Balcão para recepção

Juntamente com a placa de identificação, este é um item muito útil para causar um efeito de “boas-vindas”. Um balcão bonito e elegante causa uma ótima impressão nos clientes.

A estética do balcão de recepção pode variar de acordo com o tipo do estabelecimento, mas é fato que a presença de um balcão por si só já faz com que o estabelecimento transmita um ar de organização e sofisticação, assim como um armário.

Não existem muitas regras referente ao balcão no que diz respeito a sua função prática, já que o único item realmente relevante de um balcão são suas gavetas com chaves, o que permite uma maior segurança de documentos e objetos.

 

Televisão

Outro item subestimado por muitas barbearias, mas que são muito úteis nos estabelecimentos.

Uma televisão é comumente utilizada como item para distrair os clientes que estão na fila de espera, mas em uma barbearia, esse item tem uma importância ainda maior, já que o público masculino presente nesses estabelecimentos tem a televisão como item de grande entretenimento e informação.

Uma barbearia equipada com uma televisão, pode ser utilizada durante o telejornal, ou principalmente durante a transmissão de uma partida de futebol, o que transforma a barbearia em um local não apenas de prestação de serviços, mas também de entretenimento, uma espécie de ambiente de lazer para grupos de amigos.

No início do negócio, uma televisão não precisa ser uma prioridade, e pode ser escolhida um valor mais em conta, ou mesmo uma televisão usada e simples. Com o passar do tempo e do crescimento do estabelecimento, a televisão pode se tornar mais moderna, maior e de mais qualidade de imagem e som.

 

Espelhos fixos

Certamente o item mais importante da mobília do estabelecimento. É por ele que todo o processo é possível e por onde o barbeiro vai se orientar, ao mesmo tempo que o cliente vai acompanhar o serviço sendo feito.

O espelho fixo não possui muito segredo e a única regra é que ele seja grande o suficiente para poder refletir a imagem do barbeiro e, pelo menos, a cabeça e o busto do cliente.

 

Espelhos manuais

Estes espelhos trabalham juntos com os fixos, e são úteis na hora de mostrar para os clientes diferentes ângulos do corte.

O tamanho pode variar, mas é importante que não sejam muito pequenos, pois assim dificulta a visualização do reflexo diante do espelho fixo, mas também não pode ser muito grande, pois dificulta o manuseio por parte do barbeiro.

Por mais que um espelho comum de médio porte ajude, existem espelhos que são projetados especialmente para essas funções, contando com apoio para as mãos e facilidade para se manusear.

 

Cadeiras e/ou sofás para espera

Este é um item que faz toda diferença em um estabelecimento, pois enquanto o bom atendimento agrada o cliente durante o processo de atendimento, o conforto durante a espera também é um diferencial bastante valorizado entre os clientes, o que eleva o status do estabelecimento.

Fora os itens, como a televisão e outras distrações, possuir bons assentos e em quantidade certa  garante o conforto para toda a fila de espera.

Pode-se optar por cadeiras ou sofás, ou mesmo os dois, desde de que não atrapalhe o visual estético interno do estabelecimento.

 

Vale lembrar também de que equipamentos de qualidade apenas possuem eficácia, quando usados de maneira correta. Portanto de nada adianta os melhores produtos e equipamentos, se não tiver pessoas capacitadas para usá-los.

Apostar nos melhores produtos e equipamentos, mas também nos melhores profissionais, é a chave para o sucesso do negócio.

 

Para mais informações e dicas sobre cabelos, tratamentos e tudo relacionado ao mercado da beleza, não deixe de acessar graces.com.br/blog.

TAGS: barbearia | crescimento | equipamentos | homens | investimento | mercado da beleza |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *