Você já presenciou essa cena?
Você é gestor ou dono de um Salão de Beleza e precisa alinhar algumas coisas com a equipe. O atendimento está ruim, os clientes reclamando, os gastos com produtos aumentando ou alguma coisa assim.
Então decide fazer uma reunião com todos para conversar de uma vez só. Convoca todos os profissionais, marca em um horário bom para todos, que não tenham atendimento. É claro que todos vão reclamar, mas acabam indo. Chegam atrasados, com cara feia.
As manicures se juntam e sentam de um lado. Cabeleireiros sentam do outro lado. O clima já parece de guerra. Você começa a falar e quando menos espera, um começa a atacar o outro.
Os profissionais começam a acusar um ao outro, aumentam a voz e a guerra está declarada! E o que é pior – o clima fica péssimo por dias e até os clientes percebem.
Enfim, você desiste de fazer reunião!
Já viu algo assim, em algum lugar?
Pois bem, infelizmente isso é mais comum do que pode parecer. E porque isso acontece? Por falta de preparo do líder e falta de maturidade emocional dos profissionais de sua equipe.
Então vamos lá…..
Você é dono ou gestor de uma empresa no mercado da beleza precisa em primeiro lugar entender que:
“Salão de Beleza é uma empresa e precisa de gestão!”
E o responsável por essa gestão é você, inclusive a gestão de pessoas. Você precisa assumir o papel de líder dentro da sua empresa. Mesmo que as empresas do mercado da beleza tenham uma configuração diferente de outras do mercado, ela continua sendo uma empresa.
O profissional que trabalha contigo, não é seu funcionário – ele é seu parceiro. (Nos casos de contratação pela Lei do Salão Parceiro). E você precisa fazer a gestão de pessoas ciente disso.
Mas, isso não quer dizer que não existirão regras e que você não precisará liderar sua equipe. O fato de termos uma relação de trabalho onde não exista a subordinação, não exclui a liderança.
Não esqueça que ser líder é bem diferente de ser chefe!
Você precisa assumir o papel de líder de sua empresa e isso exige de você preparação. Ninguém nasce sabendo tudo e muito menos preparado para liderar uma equipe.
Alguns pontos são importantes para desenvolver essa liderança. Já falamos sobre eles em um outro texto publicado aqui no blog. Então, corre lá e reveja!
Dentro dessa preparação, você precisa se preocupar também com as habilidades que precisa desenvolver para realizar reuniões, para unir a equipe e promover a harmonia nos relacionamentos.
É de extrema importância que você desenvolva a Inteligência Emocional em você e em cada integrante de sua equipe. Cada profissional precisa da sua atenção nesse ponto.
Atingir a maturidade emocional para estar em uma equipe, respeitando cada pessoal, cada profissional ali é um passo muito importante para que haja respeito, harmonia e paz na sua equipe.
Talvez um dos fatores que mais atrapalham essa maturidade emocional é o fato de que dentro do mercado da beleza exista algo muito nocivo: a vaidade pessoal.
E não estou falando da vaidade natural, que nos faz cuidar da imagem pessoal, aumentando a autoestima e autoconfiança.
Estou falando da vaidade nociva, aquela que faz o ser humano aumentar o orgulho e menosprezar o outro. A vaidade negativa que faz com que um profissional se julgue mais importante ou especial do que o outro.
Também é papel do líder mostrar a importância de cada um, mostrar e disseminar o respeito mútuo através do exemplo em suas atitudes no dia a dia.
Parece impossível? Eu afirmo que não é!
Já acompanhei diversas equipes que começaram verdadeiras guerras. Cada reunião de equipe era uma batalha sangrenta! Mas, com muito trabalho e desenvolvimento, após algum tempo, atingiram a maturidade emocional e hoje existe respeito e um relacionamento saudável.
Mas o que fazer então?
Você, líder precisa buscar ferramentas para desenvolver a Inteligência Emocional em você e em sua equipe. Precisa definir e impor regras e limites, precisa de verdade exercer a sua liderança.
Enquanto sua equipe não atinge essa maturidade, você deve banir as reuniões em grupo. Pode parecer maluca essa minha orientação. Mas acredite – você ainda vai me agradecer!
Durante os últimos vinte e cinco anos, atuei com gestão empresarial e estive à frente de equipes de diversos níveis de maturidade emocional e o que estou dizendo é resultado da minha experiência.
Primeiro você deve começar a fazer reuniões individuais. Pode dar mais trabalho no começo, mas o resultado será surpreendente!
Planeje em sua agenda, uma reunião de meia hora por semana com cada profissional de sua equipe. Mas tenha um planejamento. Cada reunião deve ter um objetivo – não é apenas um bate papo.
Com essas reuniões individuais, você vai conseguir se aproximar mais, conhecer e conquistar o respeito de cada integrante de sua equipe.
Isso não significa que você nunca mais fará uma reunião com toda a equipe. Apenas está mudando o foco.
Você pode sim programar reuniões com a equipe, mas sempre reuniões positivas. Seja para comemorar os aniversários do mês, do trimestre. Trabalhar o reconhecimento público e comemorar as metas atingidas ou alguma outra conquista.
Outra orientação que sempre dou para meus mentorados é que as reuniões com toda a equipe sejam sempre à volta da mesa.
Um dos maiores líderes do mundo tinha esse costume. Ele liderava uma equipe com doze pessoas e o relato mostra que as reuniões eram sempre em torno de uma mesa, com comida e bebida.
Pode observar, quando estamos à mesa, estamos desarmados, ouvimos mais e nos envolvemos com as pessoas que estão ali.
Eu tenho certeza que você como gestor, como dono de uma empresa no mercado da beleza, se preocupa com a “experiência” que seu cliente tem quando está em sua empresa.
Então, se preocupe também com a “experiência” do seu profissional. As reuniões de equipe devem ser sempre nesse clima de festa, de comemoração. Com toda certeza, o resultado será surpreendente!
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza