Como ser um líder da sua equipe

Segundo John C. Maswell: “Um líder é alguém que conhece o caminho, corre ao longo do caminho e mostra o caminho!” Já Abraham Lincoln afirma que: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.

Enfim, liderar não é impor, mas despertar nos outros a vontade de fazer. O verdadeiro líder é aquele que olha para o melhor do ser humano, extrai e desenvolve nele as habilidades necessárias para que tenha sucesso.

E isso não é fácil, eu sei!

Liderar pessoas é uma arte. A boa notícia é que ela pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada.

Para começar você precisa entender a sua identidade, saber qual é o seu papel na empresa e na vida das pessoas que te rodeiam.

Entender a força que você tem como líder e o quanto pode impactar a vida das pessoas, te trará clareza do que realmente você pode e deve fazer.

Um líder tem o poder de fazer alguém crescer, prosperar, se desenvolver. Mas infelizmente, um líder também tem um poder negativo. Quando utiliza de palavras erradas, um líder pode influenciar negativamente, acabar com a autoestima de alguém e prejudicar seu desenvolvimento.

É muito forte o poder que um líder tem. Então, cuidado! Desenvolva e use esse poder para realmente desenvolver sua equipe e levá-la à um outro nível, trazendo crescimento e sucesso na vida de cada um.

Se você agir assim, com certeza terá o melhor de sua equipe, tornando-os motivados, engajados e produtivos.

Mas como fazer isso?

O primeiro passo já falamos – reconhecendo e entendendo seu papel.

O segundo passo é se preparando. Você precisa desenvolver em você as ferramentas técnicas e emocionais para ter as competências e habilidades necessárias para liderar.

Quero te falar hoje sobre 10 competências que você precisa para ser um bom líder e levar sua equipe ao sucesso:

  1. Iniciativa – um líder não pode ficar esperando algo acontecer – ele faz acontecer! Você precisa desenvolver a iniciativa, agir imediatamente em qualquer situação. Tomar à frente em algumas situações. Um líder precisa ter iniciativa para começar um novo projeto, para assumir uma nova responsabilidade e até para resolver algum problema. Se sua equipe observar você tendo iniciativa, eles também desenvolverão essa competência. 
  2. Autoconfiança – um líder precisa ser autoconfiante, entender suas forças e acreditar em seu próprio potencial. Ele precisa confiar nele e nos integrantes de sua equipe, deve ser o primeiro a acreditar em cada um.
  3. Boa comunicação – um líder precisa aprender a se comunicar de forma clara, direta, objetiva. Deve evitar ruídos em sua comunicação. Deve estar atento não só ao que é falado, mas como é falado, na comunicação visual e escrita também. Uma boa comunicação evita grandes problemas e aproxima as pessoas.
  4. Ousadia e coragem para assumir riscos – um líder tem que ser ousado, tanto na definição de metas, quanto nos novos projetos. Ele precisa saber que pode ir além e querer ir além. Precisa fazer o que nunca fizeram para alcançar o que nunca alcançaram. E é claro, que precisa estar disposto a assumir os riscos dessa ousadia e de suas decisões. Assumir a responsabilidade pelos erros e elogiar os acertos é o papel do líder. 
  5. Bom relacionamento com a equipe – um líder não pode ter “preferidos” dentro da equipe, precisa cultivar o bom relacionamento com todos os integrantes de sua equipe. Conquistar a admiração e o respeito de cada um. E só vai conseguir isso admirando e respeitando. Cultivar bons relacionamentos depende de pequenas ações todos os dias.
  6. Flexibilidade e versatilidade – um líder precisa ser flexível, se for rígido, ele quebra, assim como uma árvore! A flexibilidade nas atitudes e decisões não o torna fraco, muito pelo contrário, lhe dá o poder Inclusive da reciprocidade e influência toda a equipe a também ser flexível. A versatilidade trará a capacidade de atuar em qualquer situação, sendo essencial em seu dia a dia.
  7. Diplomacia e facilidade em resolver conflitos – Um líder é aquele que em situações delicadas de conflito, deve resolvê- los e isso vai exigir dele diplomacia e controle emocional. Frente à um conflito entre os profissionais da equipe, o líder deve ser isento, não ter “preferências” e ser justo. Em um conflito com clientes, a diplomacia é fundamental para não ferir emoções e egos.
  8. Escuta ativa – Praticar a escuta ativa pode, sem dúvida alguma, ser uma excelente ferramenta de conexão com sua equipe. Ela acomete quando o líder realmente se preocupa e volta toda sua atenção ao profissional que está falando. Por ser tão eficiente, eu recomendo que faça suas reuniões um a um, praticando a escuta ativa sempre. Em muito pouco tempo você verá a diferença no comportamento dos profissionais e na qualidade da relação de vocês.
  9. Capacidade de negociação – Seja para negociar prazos e metas com a equipe ou com superiores, seja pra negociar diretamente como cliente, o líder vai precisar aprimorar sua capacidade de negociação, desenvolvendo sua persuasão.
  10. Senso de coletividade – observar a equipe como coletivo, várias pessoas com suas características e perfis únicos, unidos em buscar de um mesmo objetivo. O líder não precisa se destacar, ele precisa fazer parte. Quando um líder se coloca em situação constante apenas de comando, afasta os liderados. Esse jogo só se ganha junto!

Mas agora vem a melhor parte…. Como desenvolver essas competências?

Competências técnicas e emocionais podem ser desenvolvidas através de treinamento. Isso mesmo, a informação, o conhecimento e o treinamento é que te levarão ao desenvolvimento.

O terceiro passo para se tornar um líder que realmente leve sua equipe ao sucesso é desenvolver sua Inteligência Emocional. A capacidade de identificar, entender e lidar com suas emoções e as emoções do outro é o grande diferencial de um líder de sucesso. 

Desenvolvendo a Inteligência Emocional primeiro em você líder, busque desenvolvê-la também em sua equipe. Isso vai enriquecer o relacionamento dentro da equipe e levará à um outro nível de pessoas motivadas, engajadas e produtivas!

Está precisando se desenvolver? Conte comigo!

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

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