A gestão de equipe em um salão de beleza é cheia de particularidades que os donos não imaginam, até ter de lidar com vários funcionários e suas particularidades.
E isso é válido para salões pequenos, inclusive. Mesmo quando a equipe de um salão de beleza é constituída unicamente do próprio dono e uma manicure, talvez, isso signifique ser responsável por um profissional que pode trazer glórias ou problemas para o local de trabalho.
Para realizar uma gestão de equipe eficiente no seu salão, é preciso um conhecimento tanto do próprio negócio, como um certo jogo de cintura para liderar pessoas. Vamos passar algumas dicas para que entenda melhor.
Para uma gestão de equipe eficiente, o primeiro passo é conhecê-los
Não é incomum entre funcionários, especialmente os mais jovens, que tenham uma certa distância de gerentes e gestores de forma geral. Além da questão profissional, que por etiqueta tende-se a respeitar as hierarquias, existe a figura do gestor como alguém naturalmente distante, mais preocupado com a saúde do negócio, e garantir o pagamento dos mesmos.
Por outro lado, também há equipes de profissionais que possuem uma relação muito próxima a seus gestores, o que pode tornar o negócio como um todo muito mais agradável de trabalhar. E esse é o grande segredo de uma gestão de equipe eficiente: o equilíbrio entre os dois pontos
Os melhores gestores de um negócio são aqueles que tem o respeito e a admiração de sua equipe pela conquista da confiança e pela qualidade com que passa responsabilidades e tarefas, sem o respaldo do cargo. Ao conhecer as particularidades de cada profissional, os gestores sabem o que e como passar responsabilidades para cada um, extraindo o seu melhor.
Lidando com eventuais conflitos
Todo tipo de convivência, incluindo a profissional, pode trazer contratempos. Na gestão de equipe no salão de beleza, está em eventuais conflitos dos profissionais, por diversos motivos. E tal como qualquer ambiente, conflitos podem trazer situações bem desagradáveis, por mais nobres que suas motivações possam ser.
Ao gestor, é fundamental que suas responsabilidades incluam um pulso firme para amenizar conflitos o mais rápido possível, para que uma solução amigável possa ser conquistada depois. Sem isso, a tendência é que o local fique insuportável para trabalhar, o que reflete em sua qualidade, e principalmente no atendimento aos clientes.
O melhor de si também é o melhor da equipe
Uma última dica, e uma das mais importantes. Aqui no Brasil, a filosofia de “vestir a camisa da empresa” é amplamente difundida como um motivacional para muitos profissionais. Na teoria, é uma aplicação perfeita na dedicação de seus profissionais para o seu negócio.
Na prática, pesar a mão com a ideia é fadar o negócio a funcionários que não ficarão tão motivados sem, bem, um bom motivo. Para tanto, a melhor forma de fazê-lo é dar o exemplo: todo empreendedor, antes de líder, é um funcionário de si próprio, o que leva a ter muito mais responsabilidades do que gostaria em um determinado ponto.
Assumir essas responsabilidades com comprometimento, e principalmente respeito com sua equipe, traz outra visão para os profissionais. E com isso, a tendência é ter uma equipe mais coesa, e mais engajada em fazer o seu melhor.
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