O que fazer para meu profissional não faltar?

Em uma segunda feira de frio, por volta das 14h00 eu estava em uma loja das Casas Bahia em um grande shopping. Fiquei por mais de 20 minutos aguardando algum vendedor me atender, pois queria fazer uma grande compra. Para minha surpresa, a demora aconteceu porque 4 profissionais daquela equipe faltaram!

 

Gestão de Pessoas é um desafio em qualquer mercado…

 

Você pode estar pensando: mas o funcionário das Casas Bahia é registrado e o meu não! Pois acredite, problemas com equipe são comuns em todos os ramos, em todo tipo de empresa, em todo mercado e em qualquer tipo de contratação.

 

Então, como evitar isso?

 

Para que um profissional não falte, ele precisa de motivos para ir trabalhar. Ele precisa de motivação. E essa motivação não vem só do valor que ele recebe seja por salário ou comissões. Essa motivação é composta por uma série de fatores.

 

Primeiro quero falar sobre o Clima Organizacional. O conjunto dos vários sentimentos vividos pelos profissionais de uma equipe interferem em como vão trabalhar, como vão produzir. É o como as pessoas se sentem ao estarem ali, naquela empresa.

 

O Clima Organizacional pode ser bom, quando as pessoas se sentem bem e querem ficar cada vez mais ou ruim, quando as pessoas se sentem mal, pressionadas, desvalorizadas e isso traz sérias consequências.

 

Vou te contar uma história pra ajudar a entender o Clima Organizacional. Meu filho hoje já tem 22 anos. Quando ele era pequeno, todo ano ele tinha uma grande festa de aniversário. Essas festas eram feitas em Buffet, com todos os brinquedos que as crianças adoram. Eram sempre aos sábados, das 20h00 às 24h00.

 

No prédio onde morávamos, meu filho era amigo de quase todas as crianças que ali moravam e fazia questão de convidar todas. Então eu já sabia que lá por volta das 15h00, nos dias da festa, as crianças iam começar a tocar o interfone, perguntando sobre a festa e querendo ir para minha casa.

 

A festa começava em casa e também terminava em casa, porque depois do buffet ia todo mundo para minha casa abrir os presentes juntos e brincar ainda mais!

 

E por que essas crianças queriam ficar tanto tempo juntas? Porque o clima era muito bom! Não eram os salgadinhos, doces ou bolo da festa, não eram apenas os brinquedos ou a música (até porquê eu trocava todo ano de buffet). Era o clima, era a alegria de estarem junto que fazia com que eles quisessem prolongar o tempo juntos!

 

E assim deve ser em sua empresa: você deve proporcionar um bom Clima Organizacional. Não apenas se preocupar com o quanto está pagando para o seu profissional, mas também os sentimentos que está provocando em cada integrante da sua equipe.

 

Você já viu uma equipe que passa o dia inteiro junta, a semana inteira, e ainda sai junto para um happy hour? Isso só acontece quando existe um bom Clima Organizacional, ou seja, quando as pessoas gostam de estar juntas, gostam de estar e pertencer àquele grupo.

 

Mas como fazer para que isso aconteça? Vou deixar aqui hoje 5 passos importantes:

 

1.   Crie um ambiente de respeito e confiança.

 

 

Para que um ambiente de respeito e confiança seja criado, tudo começa por você gestor, por você líder. Sabe aquela frase: respeite para ser respeitado? Exatamente! Para que você conquiste o respeito e a confiança da sua equipe, você precisa em primeiro lugar respeitar e confiar.

E isso é vivenciado e observado no dia a dia, a cada atitude. Por exemplo: qual foi a última vez que você elogiou uma atitude ou um trabalho de um profissional de sua equipe? Qual foi a última vez que você confiou a alguém de sua equipe uma informação ou uma tarefa importante? O quanto você tem mostrado o seu comprometimento no dia a dia com sua equipe?

 

É importante também que o respeito e a confiança entre os integrantes da equipe seja cultivado e isso começa com o exemplo do líder. Ao observar que o líder respeita e confia um colega, os outros também desenvolverão a mesma relação de respeito e confiança.

 

2.   Estabeleça metas reais e alcançáveis

 

O ser humano precisa de limites e direcionamento. E assim também é a sua equipe! Quando você estabelece junto com eles as metas, mostra o que eles podem e vão alcançar, traz motivação à equipe.

 

Converse com cada um, individualmente e trace as metas. Lembre-se sempre que essas metas devem ser reais e alcançáveis, ou seja, possíveis. Não adianta querer abraçar o mundo todo, querer conquistar tudo em dois dias.

 

E não se esqueça de acompanhar, reconhecer e comemorar. Metas são válidas para direcionar as ações, as atividades do dia a dia em direção aos objetivos. Mas elas possuem uma grande função motivacional quando são acompanhadas e – ao serem atingidas – comemoradas. Celebre cada conquista com cada integrante e com a equipe toda, isso os motivará a continuar no caminho e conquistar ainda mais!

 

3.   Promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

 

Trabalhar é bom, mas não deve ser a única coisa na vida de uma pessoa. Ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional traz qualidade de vida para cada ser humano. Todos nós precisamos experimentar o sucesso profissional, mas nenhum sucesso profissional deve ter o preço de uma vida pessoal fracassada.

 

Cada profissional de sua equipe é um ser humano que tem amigos e uma família. Todo profissional, até para ter equilíbrio e mais sucesso, precisa desfrutar de uma vida social, uma vida familiar. Os momentos fora do trabalho é que darão ânimo para enfrentar os desafios diários.

 

E também é sua função como gestor, incentivar esse equilíbrio. Como você administra e equilibra a agenda do seu profissional? Cobra dele horários absurdos ou incentiva momentos de lazer e descanso?

 

 

4.   Realize pesquisas sobre o Clima Organizacional

 

É essencial sempre ouvir sua equipe! Então faça pesquisas, pergunte…

Em algumas situações eu sugiro até que faça pesquisas anônimas, onde o profissional não precise se identificar. Quando a opinião é dada de forma anônima, o profissional pode se sentir mais à vontade para expressar o real pensamento, sem perigo de ser julgado.

 

Então, periodicamente é importante que você faça uma pesquisa de Clima Organizacional. Promova uma pesquisa entre os profissionais de sua equipe, mas também faça uma pesquisa com seus clientes. Ouça deles o que sentem ao estarem em sua empresa.

 

A experiência do seu cliente irá falar muito sobre o Clima Organizacional.

 

5.   Desenvolva as pessoas

 

Se você, como gestor quer crescer, o único caminho é através do crescimento de sua equipe. Ninguém cresce sozinho!

 

Você precisa desenvolver as pessoas. Conhecer e entender as expectativas e necessidades de cada profissional de sua equipe e buscar as ferramentas corretas para desenvolvê-las. Seja por treinamento, eventos, workshops, congressos, cursos.

 

Eu estou aqui para te ajudar. Além de palestras e treinamentos, tenho programas de mentorias que podem te ajudar nesse processo.

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

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