Por que contratar um esteticista para o salão?

Por que contratar um esteticista para o salão?

Ao contratar um esteticista, certamente você poderá conferir o aumento do lucro do seu salão.

Mas, para entender o motivo que torna este tipo de profissional importante em seu salão de beleza, é interessante saber que o esteticista é responsável por promover a beleza e o bem-estar dos clientes.

Para isso, usa técnicas e procedimentos no corpo, cabelo e rosto das pessoas.

O que faz o esteticista

Sendo assim, o bom profissional faz uma avaliação e indica intervenções adequadas às necessidades do cliente como a massagem, depilação, drenagem linfática e limpeza de pele.

Apesar disso, entenda que o esteticista também trabalha com métodos avançados para reduzir celulites e estrias, combater a queda de cabelo, promover hidratação e suavizar as linhas de expressão.

Ao contratar um esteticista, você também tem ao seu lado um profissional que aprendeu a dominar a composição de cada produto que por ele é usado.

À vista disso, pode ter o curso básico, técnico ou superior, sendo que o diferencial seria o limite de área para atuar.

Por exemplo, o esteticista que fez faculdade tem o conhecimento mais avançado e pode trabalhar em diversas áreas das que foram citadas acima.

Por que contratar um esteticista

Principalmente quando você opta por uma pessoa que tem ensino superior, a primeira vantagem seria o auxílio de um profissional completo.

O esteticista tem amplo conhecimento sobre o corpo humano e as técnicas de saúde, podendo atuar junto com diversos profissionais.

Por exemplo, se você tem uma equipe de massagistas no salão, pode incluir o esteticista com o intuito de garantir o bem estar dos clientes.

Outro ponto interessante é que este profissional dá consultoria de visagismo, conjunto de técnicas usado para valorizar a beleza do rosto das pessoas através do estudo de características psicológicas e físicas.

Ou seja, o esteticista pode ajudar na definição de um bom design de sobrancelhas, corte de cabelo, tintura, cosméticos e maquiagem.

Dessa forma, contratar um esteticista para o salão é importante porque o profissional tem conhecimento em diferentes áreas e de fato pode agregar muito valor para a sua empresa.

Como encontrar e contratar os melhores profissionais

A princípio, você pode avaliar o perfil profissional do candidato para se certificar de que é compatível com o que você busca.

Nesta avaliação, verifique quais são as qualificações (se tem um curso básico, técnico ou superior).

Aqui, é fundamental que você solicite os certificados de cursos profissionalizantes para garantir que o candidato se preocupa em manter as competências atualizadas.

Da mesma forma, você deve ver se há algum tipo de experiência na área.

Por exemplo, se você pretende contratar um esteticista para trabalhar em grupo, não basta que ele tenha experiência em determinada área. Certifique-se de que ele tenha trabalhado em equipe outras vezes.

Outro ponto importante é garantir que o profissional faça o trabalho bem feito, e mantenha o local organizado e limpo.

Para isso, você pode pedir o feedback de empresas e até mesmo de clientes que passaram por este profissional.

Outra forma de entender o tipo de trabalho do candidato seria por meio de um teste prático.

Não basta analisar o currículo ou fazer uma entrevista, é preciso analisar os conhecimentos reais e a forma como a pessoa trabalha antes de contratá-la.

Por isso, disponibilize o material para fazer o teste e defina um limite de tempo para que a tarefa seja cumprida.

E para contratar um esteticista, verifique as habilidades, a forma como o candidato cuida das ferramentas de trabalho e como atende ao cliente.

Na parte do atendimento, reconheça as características do temperamento e se o profissional de fato é adequado para o público do seu salão de beleza.

É essencial que a pessoa seja educada e tenha facilidade de comunicação com a clientela.

O salão costuma ser um local discreto e tranquilo, sendo que o colaborador precisa se adequar.

Caso contrário, algum cliente pode se sentir incomodado e optar por não retornar ao seu estabelecimento.

Demais dicas para contratar um esteticista

Sob o mesmo ponto de vista, é fundamental esclarecer os padrões e regras que serão exigidos na execução dos serviços e tratamentos em seu salão.

Assim, você garante que o profissional esteja familiarizado com a forma de fazer o trabalho, e com o nível de excelência exigido.

Também é importante que você certifique-se de que o candidato esteja aberto para ouvir e executar a vontade do cliente.

Por exemplo, se o esteticista sugerir um corte que o cliente nega desde o princípio, certamente ele não supre a necessidade do cliente de forma satisfatória.

Enfim, gostaríamos de lhe oferecer uma dica interessante: procurar por talentos em eventos de escolas ou faculdades.

Seja em eventos de networking, workshops ou feiras, saiba que nestes locais é possível procurar bons candidatos.

Aqui, há duas alternativas para contratar um esteticista: conectar-se com outros profissionais da área e pedir indicações ou abordar novos esteticistas e perguntar se eles têm interesse.

Mas, note que nesta segunda opção é comum que você entre em contato com muitos graduandos que não tem experiência, porém aceitariam de bom grado um estágio ou trabalho voluntário.

Portanto, é uma boa dica somente para alguns salões de beleza, já que as pessoas são iniciantes em termos de trabalho prático.

Se você tiver alguém que os treine, explique os padrões do salão e o que é esperado deles, certamente pode ter bons resultados.

Caso o graduando tenha uma experiência agradável com sua empresa, irá se tornar um colaborador totalmente dedicado e preparado para suprir as necessidades da sua clientela.

No entanto, esta forma de contratar um esteticista é a mais complexa porque exige tempo e investimento de recursos.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.