Qual a melhor forma de contratação no mercado da beleza?

Qual a melhor forma de contratação no mercado da beleza?

No início de maio, tivemos a honra de ter um super aulão com o Marcio Kempiski de Medeiros da Reprecon, onde aprendemos e tivemos a oportunidade de tirar muitas dúvidas sobre a contratação pela Lei do Salão Parceiro.

 

Quem me acompanha sabe do quanto eu defendo esse tipo de contratação. Acompanhei boa parte das negociações e da luta de algumas pessoas para aprovarem essa legislação moderna que veio sim, atender à uma demanda do nosso mercado e trouxe mais seriedade e profissionalização.

 

Porém, tenho ainda encontrado muitos gestores contra essa lei, muitos profissionais também levantando a bandeira de que a lei não cuida dos interesses deles.

 

Quero hoje te chamar a atenção para algo mais além da lei – para o perfil de profissional que você quer “encaixar” nessa lei.

 

Não vou me atrever a falar sobre as questões legais ou tributárias, uma vez que meu colega Marcio já falou brilhantemente sobre o assunto no aulão.

 

Mas quero te levar a refletir sobre o outro lado da história, a questão comportamental.

 

Você sabia que as pessoas agem da maneira que agem guiados pelo seu perfil comportamental?

 

Isso mesmo, temos um perfil de comportamento que nos leva a agir de determinada maneira.

 

Desde a Grécia Antiga, o comportamento do ser humano tem sido estudado e classificado em quatro perfis diferentes.

 

Talvez a classificação mais conhecida são os quatro temperamentos: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico.

 

 

Esse estudo foi evoluindo ao passar dos anos e a psicologia nos trouxe outras nomenclaturas e classificações.

 

Hoje podemos contar com diversas ferramentas para analisar o perfil comportamental de um ser humano e trabalhar o autoconhecimento. Nas grandes empresas uma ferramenta muito utilizada é a análise DISC, você já deve ter ouvido falar.

 

Em meus processos de mentoria eu utilizo a ferramenta de Avaliação de Perfil Comportamental desenvolvida por Ned Hermman. Ele classifica os perfis em quatro animais: Águia, Gato, Lobo e Tubarão.

 

O perfil comportamental pode ser definido como um conjunto de características de cada pessoa que nos ajudam a prever e analisar as futuras atitudes de cada profissional diante de diferentes situações do dia a dia. Essa análise é uma ferramenta que nos ajuda a entender como cada profissional pode lidar com diferentes estímulos.

 

Em cada um dos quatro perfis, temos forças e fraquezas, pontos fortes e pontos fracos a serem trabalhados. E ninguém é 100% ou apenas um perfil, todos temos características mais fortes de um dos perfis, mas também podemos apresentar características de outros perfis.

 

Não existe perfil bom ou ruim, não existe perfil certo ou errado. O que muitas vezes acontece é que as pessoas estão em posições que não são adequadas ao seu perfil.

 

E quanto à contratação pela Lei do Salão Parceiro, eu também faço uma análise quanto ao Perfil Comportamental.

 

Vamos conhecer um pouquinho de cada um para que você possa entender melhor.

 

Mas antes vamos falar sobre a contratação pela Lei do Salão Parceiro. Hoje no Brasil nós temos duas formas legais de contratar profissionais para o mercado da beleza: a forma tradicional – CLT e o contrato de parceria regido pela Lei do Salão Parceiro.

Na forma tradicional, segundo o que rege a CLT o profissional tem uma série de “garantias” ou “benefícios”, como 13o salário, férias remuneradas, FGTS e aposentadoria.

 

Já quando contratamos segundo o que rege a Lei do Salão Parceiro, o profissional terá direito a receber apenas a comissão sobre o que ele produziu. Não tendo “garantias” nem “benefícios”.

 

Mais uma vez, não quero discutir aqui o lado tributário ou financeiro, mas o lado conceitual e de comportamento.

 

A contratação pela CLT traz uma falsa “garantia” que o profissional irá receber um determinado valor no final daquele mês. Enquanto que pela Lei do Salão Parceiro, é ele quem faz o “valor” que vai receber.

 

Será que todo mundo se sente bem e seguro com as duas formas de contratação?

 

O perfil Gato é aquela pessoa que precisa de segurança para se sentir bem. É alguém tranquilo, cumpridor de suas obrigações, eficiente, organizado, mas que se apresenta muitas vezes como alguém desconfiado e desmotivado. É na maioria das vezes bem covarde e precisa de planejamento.

 

Já a pessoa que tem como perfil predominante a Águia é uma pessoa visionária, entusiasta, impulsiva, que não gosta de rotina. A Águia tem sempre o desejo de fazer diferente.

 

Quem tem como predominante o perfil Tubarão tem uma forte tendência a ser empreendedor, independente, otimista, é aquela pessoa que gosta de tudo muito rápido, ligado a resultados, é ousado e sempre muito produtivo.

 

Por outro lado temos ainda as pessoas que tem predominantemente o perfil Logo. Pessoas que gostam de fazer tudo do jeito certo, são muito prudentes e também muito desconfiados. São também inflexíveis e muito minuciosos. Em sua maioria são pessoas que demoram muito para tomar decisões.

 

E porque que eu te apresentei essas características?

 

Para que você possa entender porque muitas vezes sua contratação está errada.

 

Você pode perceber que pessoas com perfis Gato e Lobo são mais desconfiadas, precisam de segurança, de planejamento. Se você contratá-las segundo o que rege a Lei do Salão Parceiro, muito provavelmente elas se sentirão desconfortáveis. Por não ter a “segurança” de um salário fixo e de todas as “garantias” previstas em Lei, esses dois perfis não se adaptarão à esse modelo de contratação.

 

Por outro lado, se você colocar para as pessoas de perfil Águia e Tubarão a possibilidade e o desafio de alcançarem a remuneração que elas quiserem através da contratação pela Lei do Salão Parceiro, elas estarão sendo estimuladas a crescerem cada vez mais. Mas, se as contratar pela CLT se sentirão desmotivadas.

 

Não estou dizendo que você deve ter vários tipos de contratação em sua empresa. Muito pelo contrário, eu sou a favor de instituir uma Política de Recursos Humanos clara, com a forma de contratação única para todos os profissionais.

 

O que eu quero que você reflita é sobre qual perfil de profissional você está buscando para fazer parte da sua equipe.

 

Você tem trabalhado um bom processo seletivo ou contrata o primeiro que aparecer?

Giovana Quini

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Preço Justo

Quer receber mais novidades?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.