Quem brilha mais em sua equipe?

Quem brilha mais em sua equipe

O mercado da beleza é incrível e realmente sou apaixonada por ele. É o mercado mais democrático e receptível que conheço. Qualquer pessoa, em qualquer idade, raça, credo e opinião pode entrar nesse mercado a qualquer momento!

 

Porém……..

 

Também é o mercado onde reina a maior vaidade!

 

E quando falo em vaidade não estou me referindo aquela que nos faz ter cuidados pessoais saudáveis, mas a vaidade nociva, ruim, que nos leva à uma comparação e competição negativa.

 

O significado da palavra vaidade é “quem tem orgulho, quem tem um conceito exagerado de suas qualidades, que é soberbo, arrogante, que se acha grandioso”

 

E infelizmente vemos essa característica em muitas pessoas no nosso mercado.

 

No método de Gestão de Pessoas que criei exclusivamente para o mercado da beleza – “Lapidando Pedras Preciosas”, tenho a convicção que todos temos o nosso valor, todos temos o nosso brilho. Porém, muitas vezes somos ainda pedras brutas que precisam ser lapidadas para que o brilho apareça.

 

E o cuidado que você gestor deve ter é em permitir que o brilho certo se destaque em sua empresa.

 

Mas quem deve brilhar? Quem brilha mais em sua equipe?

 

Em algumas equipes vejo o brilho do gestor, ofuscar o brilho dos profissionais e, no momento de atendimento ao cliente, isso é ruim, pois pode afastar o cliente e diminuir o profissional.

 

Em outros momentos vejo o cabeleireiro brilhar tanto que ofusca também outros profissionais e isso é – do mesmo modo ruim.

 

E ainda vejo situações em que os profissionais brilham e o gestor está completamente apagado!

 

Cada um deve ter o seu momento de brilhar, de se destacar. O brilho de cada um tem a sua função dentro da empresa e no momento certo, trará o sucesso que todos buscam.

 

O gestor em primeiro lugar deve reconhecer seu papel e estimular o brilho de cada um. À frente de sua equipe, ele tem o papel de líder. E líder é aquele que guia, que ilumina o caminho a seguir, que direciona e que faz brilhar!

 

Quando está à frente de sua equipe, é o brilho do líder que vai iluminar o caminho e direcionar. Para sua equipe, o líder deve ser respeitado e admirado. Esse é o seu momento de brilhar, ao fazer sua equipe crescer e se desenvolver.

 

Para que sua equipe cresça e seu negócio se desenvolva da maneira como você gostaria, é necessário também que seu profissional brilhe!

 

E é você, gestor e líder que deve lapidar essa pedra bruta para que ela brilhe cada dia mais!

 

Eu criei um método de Gestão de Pessoas exclusivo para o mercado da beleza, onde te ensino a criar e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva. Esse método se chama “Lapidando Pedras Preciosas”, exatamente por considerar que cada profissional tem o seu brilho.

 

Eu creio que cada um de nós tem um grande potencial, cada um tem seu brilho. Mas, muitas vezes para que esse brilho resplandeça é preciso lapidação. Um diamante nada mais é do que uma pedra bruta que foi lapidada. Só após essa lapidação é que o brilho aparece e que a pessoa mostra todo o seu valor.

Então, mãos à obra gestor – você precisa lapidar essa pedra preciosa para que ela brilhe!

 

E para isso você precisa criar uma estrutura sólida de Gestão de Pessoas, com a estratégia definida para Recrutamento e Seleção, um bom Plano de Crescimento, cronograma de treinamento e desenvolvimento e avaliação constante.

 

Mas, além de lapidar e trazer esse brilho, você também precisa equilibrar o brilho dentro de sua empresa e valorizar os profissionais em suas funções.

 

Infelizmente eu vejo muita empresa no mercado da beleza super valorizando um tipo de profissional e menosprezando outro.

 

É o caso dos salões que valorizam o cabeleireiro, tornando ele a grande estrela do salão e deixando de lado o brilho de outros profissionais como a manicure.

 

Outras vezes vejo que são os próprios profissionais que se colocam em uma posição superior, querendo brilhar mais do que outros.

 

É muito difícil hoje reconhecer um trabalho em equipe. É muito difícil vermos uma equipe unida, motivada, engajada e produtiva dentro de um salão de beleza.

 

Mas, se você quer mesmo mudar isso, se você como gestor sabe que é responsável pela liderança de sua equipe e quer transformá-los, você precisa agir.

 

Não dá para simplesmente dizer que não sabem trabalhar em equipe, que não se entendem e cruzar os braços.

 

Pare de permitir essa guerra dentro de sua empresa. Você é responsável por isso e precisa tomar uma atitude.

 

Mas como começar?

 

Colocando ordem na casa!

 

O ser humano precisa de limites e os seus profissionais não são diferentes. Você precisa impor esses limites. Você precisa definir regras claras de funcionamento de sua empresa para que todos tenham clareza de onde estão, para onde estão indo, onde podem chegar em sua empresa e o quanto podem crescer ao seu lado.

 

Então, o primeiro passo é criar um Manual de Rotinas e Procedimentos. Isso mesmo, um documento onde você descreve cada uma das atividades, como deve ser feita.

 

Nesse Manual você incluirá o Manual de Conduta, descrevendo o que pode e o que não pode ser feito dentro de sua empresa. Nele, você dará a segurança para os seus profissionais de que eles fazem parte de uma equipe equilibrada e justa, onde as regras são iguais para todos.

 

TODOS devem e precisam brilhar!

 

TODOS merecem sua atenção e cuidado!

 

TODOS tem o seu valor e são peças importantes nessa engrenagem.

 

Mostre isso para os seus profissionais, instalando uma cultura de Gestão de Pessoas forte em sua empresa. Implantando o Manual de Rotinas e Procedimentos, criando um Plano de Crescimento para cada profissional e principalmente, assumindo o seu papel de líder.

 

Quer ajuda?

 

Nos próximos dias 31/10 e 01/11 eu darei um curso sobre como escrever e implantar um Manual de Rotinas e Procedimentos em sua empresa. Me mande uma mensagem pelo Instagram @giovanaquini.oficial dizendo que quer escrever o sua Manual que te mando as informações.

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Preço Justo

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.