Ao se administrar qualquer empreendimento é sempre bom se atentar a uma série de termos e estratégias para não ficar atrás no ramo do empreendedorismo, pois diferentemente do que inicialmente se costuma a acreditar, não basta ser o melhor padeiro para se montar uma padaria e da mesma forma que não basta ser o cozinheiro para se abrir um restaurante.
Para se iniciar um negócio, independente do segmento, é necessário ter um conhecimento considerável em empreendedorismo e administração.
A mesma lógica pode ser aplicada aos salões de beleza, cujo administrador, além de conhecer bem a área, necessita também saber administrar o próprio negócio, de forma a fazê-lo crescer e prosperar.
Uma boa estratégia de analise de lucros que pode ajudar muitos empresários é a analise de valor de ticket médio. Um dado bastante simples de ser levantado e que pode fazer toda diferença na hora da contabilidade.
O que é ticket médio:
Ticket médio é um calculo realizado para se determinar a média de quanto os clientes gastam em um determinado estabelecimento e em determinado momento.
O calculo é bastante simples e feito em dois passos: Primeiro é somado todos os valores que foram arrecadados através dos serviços prestados aos clientes, ou seja, soma-se todos os valores de comanda.
O próximo passo é pegar o valor somado e dividir pelo número de clientes, ou seja, pelo número de comandas.
No caso de restaurante, por exemplo, em uma noite ele pode ter atendido 10 pessoas, cada uma deixou uma comanda, com valores distintos uma da outra. O ticket médio é feito quando se soma os valores dessas 10 comandas e divide por 10. Assim é dado um valor médio do quanto que os clientes consumiram naquela noite.
Levantar esse dado pode ser muito útil para administração de um estabelecimento, pois é possível se ter uma pequena noção do quando que é arrecadado diariamente, e por consequência, é possível preparar melhor o orçamento e quanto será necessário para cobrir custos.
O ticket médio é um dado muito útil para a administração e pode ser usado para análises importantes de crescimento da empresa, principalmente se o calculo for feito diariamente, pois assim é possível se analisar a evolução no ticket médio, podendo assim estabelecer os dias da semana com maior fluxo de entrada de dinheiro, com maior quantidade de clientes atendidos e também quais os dias da semana com menos fluxo de clientes.
Ao se analisar o ticket médio de um estabelecimento e chegando a conclusão sobre o quanto que os clientes estão gastando, é possível verificar se é necessário algum tipo de intervenção ou estratégia para aumentar esse valor do ticket médio.
Caso seja necessário aumentar este valor, algumas dicas podem ser levadas em conta, principalmente quando seu estabelecimento for um salão de beleza.
Convencendo o cliente:
Aumentar o ticket médio consiste basicamente por convencer o cliente a gastar mais do que o normal em seu estabelecimento. Essa diferença no gasto, consequentemente, vai fazer com que o valor do ticket médio seja elevado.
Em salões de beleza, a dica mais eficiente para aumentar o ticket médio é o dialogo com o cliente, que pode ser convencido a utilizar outros serviços no salão, gastando um pouquinho a mais do que o planejado inicialmente.
Por exemplo, um cliente que vai até o salão realizar um corte ou um procedimento no cabelo, pode ser convencido a também realizar um tratamento nas unhas ou nas sobrancelhas.
Um serviço bem realizado satisfaz e ajuda a fidelizar o cliente, isso sem contar em um lucro a mais e também em um maior valor de ticket médio.
Estendendo um serviço:
Convencer um cliente a realizar algum procedimento a mais que não estava em seus planos pode ser uma tarefa um pouco complexa e pode exigir certa lábia dos profissionais do salão.
Felizmente, existe uma possibilidade muito mais acessível para se convencer os clientes a gastarem mais: A extensão de um serviço.
Estender um serviço significa dar continuidade à algum procedimento que, teoricamente, já foi encerrado.
Um exemplo disso seria a pintura de cabelo. Um cliente procura o estabelecimento para realizar um procedimento de pintura. Após a conclusão do procedimento, o cliente irá precisar de hidratação, o que é normal nessas situações e ele poderá fazer em casa mesmo. Contudo, é uma ótima estratégia para o aumento de ticket médio convencer o cliente a realizar a hidratação ainda dentro do salão.
Caso o cliente se negue a realizar o procedimento no salão, o profissional ainda pode tentar convencê-lo a comprar os produtos necessários no próprio salão, isso se o estabelecimento tiver esses produtos disponíveis para venda.
Usando promoções:
Promoções costumam atrair clientes novos e ajuda a fidelizar os antigos dependendo da exclusividade. Contudo, as promoções também podem ser uma boa fonte para o aumento do valor de ticket médio.
Dependendo da natureza da promoção, ela pode convencer os clientes a gastarem além do que era inicialmente pretendido.
Um exemplo seria, ‘’Realize um corte, e com mais R$ 10 ganhe um tratamento de sobrancelhas”, a pessoa que se depara com uma promoção desse tipo se sente tentada a realizar um procedimento a mais, mesmo que gaste um valor a mais por esse serviço. Essa pequena quantia a mais acaba fazendo a diferença no ticket médio.
Usando brindes:
Um brinde tem a mesma lógica de uma promoção, mas costuma funcionar melhor com clientes mais antigos, que adoram uma regalia.
Um brinde pode ser distribuído ao cliente quando ele realizar um determinado feito, por exemplo: “A cada R$ 100 em serviços no salão, ganhe um brinde exclusivo”. Este tipo de promoção atiça o cliente a gastar a mais, principalmente quando o serviço realizado custar um pouco menos que o valor necessário para se conseguir o item.
Os brindes distribuídos podem variar desde chaveiros e camisetas, até mesmo produtos e kits de produtos.
Ofertas em tempo regular:
Uma promoção ou oferta de descontos só é válida quando acontece com um certo nível de ineditismo, ou seja, raramente, pois dessa forma, ela lembra o cliente que esta será uma oportunidade da qual dificilmente ele terá novamente, atiçando ainda a vontade de aderir.
Caso a promoção se torne muito frequente, o cliente pode ficar mal-acostumado, e passar a desejar os valores promocionais o tempo inteiro. Contudo, uma promoção precisa de equilíbrio, e também não pode ser muito rara, pois isso pode prejudicar o aumento do ticket médio. Uma boa promoção a cada 60 dias já é o suficiente, desde que não seja a mesma promoção.