Quais são os serviços essenciais do salão de beleza? Cabelo, pés e unhas podem ser categorizados como a base de um bom salão. Contudo, para quem está começando ou quer expandir o estabelecimento precisa de algumas referências mais claras para fazer um investimento certeiro.
Obviamente, ter um serviço bem estruturado de cortes e estilização de penteados é a base de um salão de beleza. Se estiver em dúvidas quanto a maneira de investir, traga o máximo de versatilidade em estilos e cortes para todos os públicos.
Com isso em mente, vamos delimitar quais são os serviços essenciais do salão de beleza, e quais extras podemos incluir conforme ele cresce.
Os serviços essenciais do salão de beleza
Quando o assunto é salão de beleza, não tem contestação: os serviços essenciais são sim os cortes, e quanto mais variados, melhor. Parece redundante falar do assunto, mas não é raro topar com donos de salões que desejam investir em vários serviços, esquecendo-se do mais importante de todos.
Logo, ter a maior variedade de serviços relacionados a cortes, como técnicas de alisamentos, luzes, e tratamentos em geral, é uma base importante para investir. A capacitação dos profissionais e a estrutura do salão são essenciais, então fique de olho nisso primeiro.
Além dos cortes, podemos colocar alguns serviços essenciais no salão de beleza para quem precisa de uma estrutura básica no local de trabalho.
Manicure e Pedicure – Junto aos cortes em si, a manicure e a pedicure é o outro serviço de fato essencial em um salão. Nestes casos, eles são tão comuns que possuem um estabelecimento próprio, a esmalteria (Dicas para abrir uma esmalteria). Incluir junto ao serviço de cabeleireiro é uma base fundamental para salões de todos os tamanhos.
Maquiagem – Este pode ser um serviço discutível sobre essencial ou não, mas é um fato que salões com alguns serviços precisos de maquiagem, que preparam as clientes para grandes ocasiões, pode ser uma alternativa interessante.
Venda de produtos de beleza – Pode considerar aqui o primeiro passo para uma expansão de produtos extras. Ter um pequeno comércio com produtos que são utilizados no próprio salão garante uma renda extra, além de levar o próprio salão como um produto a ser divulgado para outras potenciais clientes.
Quais extras podemos incluir?
Os serviços a seguir são interessantes para quem deseja expandir o salão de beleza para novos patamares, de forma inovadora e chamativa. De certa forma, parte deles já foram descritos acima: conforme você expande os serviços básicos em um salão de beleza, a personalidade só aumenta.
Confira as ideias a seguir.
Podóloga – Um podólogo é um médico especializado nos cuidados e doenças dos pés. Ter um no salão de beleza, para complementar ou mesmo antecipar os serviços de uma pedicure, dá um carinho a mais para o cliente. Veja mais sobre podólogos na matéria: Pedicure x Podologia: até onde o profissional de pedicure é responsável?
Áreas recreativas – Esse é mais voltado para salões infantis, ou que tenham opções para os pequenos passarem o tempo. Podem incluir brinquedos, vídeo games, jogos, o que mais for interessante para as crianças aproveitarem o tempo enquanto as mamães se cuidam.
Bar ou lanchonete – Se a área recreativa é a diversão dos pequenos, o bar e a lanchonete pode ser a área recreativa “dos adultos”, por assim dizer. É um extra a ser investido quando o salão consegue se sustentar bem, uma vez que a inclusão de um serviço do tipo exige toda uma adaptação e expansão do negócio.
Os salões de beleza podem ser bem trabalhados com diversos serviços extras bem chamativos. Só precisa ter cuidado na hora de planejar, e principalmente saber o que seus clientes desejam. Invista bem no seu salão, e até a próxima!